RS abre colheita de milho com evento em Condor

Mais de 700 pessoas celebraram a abertura da colheita e conheceram novas tecnologias

26.02.2016 | 20:59 (UTC -3)
Daniela Mesquita

Nos dias 11 e 12 de fevereiro, o município de Condor tornou-se a capital gaúcha da cultura do milho, quando mais de 700 pessoas acompanharam os eventos da quinta abertura oficial da colheita do grão no Estado. O encontro, realizado pela Associação dos Produtores de Milho do Rio Grande do Sul (Apromilho-RS) e pela Associação Brasileira dos Produtores de Milho (Abramilho), em parceria com a Prefeitura de Condor e o Governo do Estado, ocorreu na propriedade da Sementes Costa Beber.

Segundo o presidente da Apromilho-RS, Claudio de Jesus, o encontro foi um ambiente favorável para a discussão de boas práticas e das necessidades dos produtores de milho gaúchos. “Melhoramos muito a produtividade nos últimos anos, e nesta safra devemos chegar a 5,8 milhões de toneladas, mas ainda há alguns gargalos que precisamos superar para aumentar o rendimento das lavouras e a área plantada”, afirma.

No primeiro dia do evento, o ex-Ministro da Agricultura e presidente da Abramilho Alysson Paolinelli destacou, em sua palestra, que este é um excelente momento para se plantar milho no Brasil. Segundo Paolinelli, o Brasil está se tornando um grande exportador deste grão, e isso traz inúmeras oportunidades para os produtores, além de alavancar outros setores do agronegócio e contribuir com os resultados da balança comercial do Brasil.

O segundo dia do evento foi marcado pela apresentação de novas tecnologias que permitem ganhos expressivos de produtividade, como o sistema de irrigação de lavoura que contribui para o rendimento de 200 sacas de milho por hectare. Além disso, os produtores tiveram a oportunidade de apresentar reivindicações importantes às autoridades presentes, como a falta de um seguro que realmente atenda às necessidades dos produtores do Estado, e também pedir apoio para discutir, junto a produtores de suínos, frango e leite, mecanismos para manter a estabilidade de preços do milho.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024