RTRS anuncia novos membros

Empresas como Tyson Foods e Restaurant Brands International (RBI), proprietária da marca Burger King, se unem à Associação

12.12.2019 | 20:59 (UTC -3)
Camila Lopes

No último quadrimestre de 2019, sete novas organizações se incorporaram à Associação Internacional da Soja Responsável – RTRS.

No segmento Indústria, Comércio e Finanças estas são as companhias que se uniram à RTRS: a Tyson Foods, Inc., o segundo maior processador e comercializador de carne bovina, de frango e suína do mundo que opera nos Estados Unidos; a Vall Companys, grupo líder do segmento agroalimentar na Espanha e em Portugal; a Avena Nordic Grain Oy, a principal comercializadora de grãos e oleaginosas da Finlândia e a Restaurant Brands International (RBI), proprietária de três marcas de serviços de fast food: Burger King, Tim Hortons e Popeyes, com sede no Canadá.

O CDP - Carbon Disclosure Project - organização internacional que estimula empresas e governos a protegerem o meio ambiente se uniu à RTRS no segmento Sociedade Civil. Também, duas organizações brasileiras, o Imaflora - Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola - e a Geofarm Agricultura de Precisão, são agora membros da RTRS no segmento Observadores.

“A RBI se comprometeu a eliminar até 2030 o desmatamento na sua cadeia global de abastecimento e ainda há muito a fazer com um importante número de nossos fornecedores. Decidimos ser membro da RTRS para entender qual é a melhor forma de transformar os compromissos em ação”, comentou Natalie Pecile, Gerente de Sustentabilidade da RBI.

“Vamos adquirir material certificado RTRS para a farinha de soja que se utiliza para alimentar os frangos na nossa cadeia de abastecimento, que geralmente provém de áreas identificadas de ‘alto risco’. Além disso, esperamos identificar outras oportunidades para trabalhar com a RTRS a fim de garantir a implantação de práticas sustentáveis de soja no mundo”, afirmou Maggie Jo Hansen, Analista Sênior de Produtos, Internacional e Sustentabilidade da Tyson Foods.

“Nosso propósito é oferecer a certificação RTRS combinada com o selo Rainforest Alliance Certified, para que produtores e empresas de soja possam alcançar um nível mais elevado de desempenho social e ambiental”, disse Tharic Galuchi, responsável pela certificação agrícola do Imaflora.

“O CDP reconhece que esquemas de certificação confiáveis e plataformas colaborativas como a da RTRS constituem uma parte importante da solução ao desmatamento resultante da produção de commodities. O CDP apoia a missão da RTRS incentivando as empresas que integram as cadeias de valor da soja a obterem esta certificação e a se comprometerem com a plataforma integrando-se ao processo de apresentação de relatórios”, esclareceu Sareh Forouzesh, Gerente Executivo Bosques do CDP.

Estes sete novos membros vêm se unir à Sligro Food Group B.V. (Holanda), Jerónimo Martins SGPS, S.A. (Portugal), Agravis Raiffeisen AG (Alemanha), Dairy Crest Group PLC (Reino Unido) e Agricontrol – OIA Brasil Certificações (Brasil), que se incorporaram à associação no primeiro semestre do ano.

Sobre os novos membros da RTRS

Tyson Foods, Inc.

Indústria, Comércio e Finanças | Estados Unidos | www.tysonfoods.com

Toda a ação da Tyson Foods visa “elevar as expectativas do mundo com relação ao que os bons alimentos podem fazer”. Como a maior empresa de alimentos dos EUA, a Tyson Foods tem a oportunidade e a responsabilidade de criar um sistema alimentar mais sustentável. Isso significa produzir um impacto social, ambiental e econômico positivo, e fazer o correto para seus principais grupos de interesse: clientes, consumidores, fornecedores, membros das equipes, comunidades, os acionistas e o planeta.   Vall Companys

Indústria, Comércio e Finanças | Espanha | www.vallcompanys.es

A Vall Companys é um grupo agroalimentar de caráter familiar e líder na Espanha, fundado em 1956. O modelo operacional do Grupo Vall Companys está baseado na integração de todas as fases do processo produtivo e no trabalho de profissionais engajados e altamente formados nos respectivos campos de atividade. A Vall Companys garante a completa traçabilidade de todos os processos, além da segurança alimentar e da excelência e uniformidade na qualidade dos produtos.   Avena Nordic Grain Ou

Indústria, Comércio e Finanças | Finlândia | www.avena.fi

A Avena Nordic Grain Oy é uma empresa finlandesa fundada em 1995 que comercializa grãos e alimentos animais. Sua atividade principal é a exportação de grãos, a moagem de colza e a importação de matérias-primas proteicas.    Restaurant Brands International (RBI)

Indústria, Comércio e Finanças |Canadá | https://www.rbi.com

A RBI é uma das maiores cadeias de comida rápida do mundo, com vendas que superam os USD $32 bilhões e aproximadamente 26.000 restaurantes localizados em mais de 100 países e em diversas cidades dos EUA. A RBI é proprietária de três das mais conhecidas e icônicas marcas de comida rápida do mundo: Burger King, Tim Hortons e Popeyes. Estas marcas, que operam de forma independente, atendem seus clientes, franquias e comunidades há várias décadas.   CDP - Carbon Disclosure Project

Sociedade Civil | Reino Unido | www.cdp.net

O CDP é uma organização internacional sem fins lucrativos que promove a redução das emissões de gases de efeito estufa, o cuidado dos recursos hídricos e a proteção dos bosques frente a empresas e governos. Reconhecido como o melhor fornecedor de pesquisa sobre o clima, o CDP trabalha com investidores institucionais movendo ativos de USD $ 96 bilhões, potencializando seu poder aquisitivo e sua capacidade de investimento para motivar as empresas a revelarem e gerenciarem seus impactos ambientais. Em 2019, mais de 8.400 empresas com mais de 50% de capitalização de mercado global divulgaram dados ambientais através do CDP. Isto se soma às mais de 920 cidades, estados e regiões que divulgaram sua informação, o que torna a plataforma do CDP uma das fontes de dados mundiais mais ricas acerca de como as empresas e os governos promovem a mudança ambiental. O CDP é membro fundador da We Mean Business Coalition.

Imaflora- Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola

Observadores | Brasil |  www.imaflora.org

O Imaflora, Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola, é uma organização brasileira sem fins lucrativos que nasceu em 1995 com o propósito de conservar os bosques, promover ações que contribuam para a conservação dos recursos naturais, a melhoria da qualidade de vida dos trabalhadores rurais e florestais, comunidades tradicionais, indígenas e agricultores familiares. Além disso, estimula o desenvolvimento de modelos de uso da terra e desenvolvimento sustentável que possam ser replicados em diversas regiões ou biomas do Brasil. Geofarm Agricultura de Precisão

Observadores | Brasil | www.geogroup.com.br

A Geofarm Precision Agriculture é uma empresa brasileira de consultoria em agronomia, especializada em parâmetros químicos, físicos e biológicos dos solos agrícolas; implementação, gestão e monitoramento de cultivos; telemetria agrícola e monitoramento climático. Suas ações estão focalizadas no uso racional dos insumos agrícolas. Os clientes recebem orientações sobre a adoção de modelos de gestão voltados para a sustentabilidade de seus negócios. Suas diretrizes visam obter resultados financeiramente viáveis, sem descuidar a responsabilidade pelos impactos nos públicos interno e externo.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024