RTRS anuncia novos membros e espera aumento de demanda por soja responsável

A Associação Internacional de Soja Responsável (RTRS) comunica ao setor a adesão de cinco novas organizações para fomentar a produção, o processamento e a comercialização de soja respon

17.08.2018 | 20:59 (UTC -3)
Angélica Cortez

A Associação Internacional de Soja Responsável (RTRS) comunica ao setor a adesão de cinco novas organizações para fomentar a produção, o processamento e a comercialização de soja responsável.

Os novos membros representam o grupo constitutivo da Indústria, Comércio e Finanças. Entre eles, está a Metro AG, uma cadeia multinacional de varejo com sede em Düsseldorf, na Alemanha; a Exportadora Los Fiordos Ltda., produtora de salmão do Chile; e a Quorn Foods, produtora de alimentos vegetarianos no Reino Unido.

A Associação SOYTOUCH, da França, e a Fundación Proyungas, da Argentina, também se associaram à entidade e representam os grupos dos Produtores e da Sociedade Civil, respectivamente.

De acordo com o Diretor Executivo da RTRS, Marcelo Visconti, é muito positivo que o diálogo sobre a soja esteja avançando, uma vez que os novos membros promovem um aumento na demanda por soja responsável no Brasil e no mundo.

“Esse é um excelente indicador para estimular os produtores a seguir trabalhando e multiplicando os benefícios ambientais, sociais e econômicos da produção sustentável e do processo de certificação”, observa.

No ano passado, 80% das empresas ou organizações que se associaram à RTRS vieram dos setores de Indústria, Comércio e Finanças - 14 dos 17 novos associados. A produção de soja certificada cresce 30% anualmente desde 2016, aguardando os sinais de comprometimento da demanda.

Diante desses dados, os governos e o setor privado devem desenvolver incentivos e instrumentos econômicos para recompensar os esforços dos agricultores para conservar áreas de vegetação nativa, mesmo em locais onde a limpeza da vegetação é permitida.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024