RTRS participa de painel durante a COP 24

O painel terá como objetivo apresentar as estratégias setoriais e jurisdicionais para atendimento aos compromissos de produção sustentável

10.12.2018 | 21:59 (UTC -3)
Angélica Cortez

A Associação Internacional de Soja Responsável (RTRS), em conjunto com a estratégia PCI e o Grupo de Trabalho da Pecuária Sustentável (GTPS), com apoio da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), realizarão no dia 12 de dezembro um painel durante a Conferência de Mudança Climática - COP 24, que está sendo realizada em Katowice, Polônia.

A apresentação tem como objetivo apresentar as estratégias setoriais e jurisdicionais para atendimento aos compromissos de produção sustentável de commodities no Brasil. A RTRS será representada pela Consultora Externa na Europa, Ariane Louwaege, que irá apresentar as ações realizadas pela RTRS para garantir a produção de soja de maneira ambientalmente correta, socialmente justa e economicamente viável.

“O intuito do painel é discutir como a cadeia de suprimento e as abordagens jurisdicionais podem contribuir para a demanda do mercado. Irei apresentar, junto com o GTPS, o modelo de mesa redonda multistakeholder, envolvendo todos os elos da cadeia produtiva. A ideia é explicarmos como funciona cada entidade e a relação e fomento com projetos jurisdicionais, como a estratégia PCI no Mato Grosso”, comenta Ariane.

As duas instituições – RTRS e GTPS – irão divulgar e ressaltar que o Mato Grosso tem uma resolução do governo com metas de longo prazo, em que iniciativas organizadas de cadeias produtivas, como soja e carne, participam ativamente promovendo o crescimento sustentável da produção.

“A certificação RTRS garante desmatamento zero na produção de soja responsável, ou seja, não está autorizado realizar nenhuma conversão em terra natural, ladeiras íngremes e áreas designadas pela lei para a conservação nativa e/ou proteção cultural e social. Esse aspecto é de extrema importância quando pensamos no cumprimento dos principais compromissos globais”, observa.

A Apex Brasil é a entusiasta da participação desse comitê na COP 24.  A agência atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. Para alcançar os objetivos, realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior.

A COP 24 está reunindo, entre 3 e 14 de dezembro, líderes mundiais, pesquisadores, ativistas, representantes do setor privado e de comunidades locais para discutir como responder de forma coletiva e urgente ao aquecimento global.Os participantes estão trabalhando em um plano de ação para implementar os compromissos assumidos no Acordo de Paris, firmado há três anos na capital francesa.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024