Safra da soja ultrapassa média de vendas e garante maior rentabilidade aos produtores

Preço da saca do grão bate 100% frente à temporada anterior, demandando investimentos dos produtores que buscam garantir a alta da produção

09.09.2021 | 20:59 (UTC -3)
Patrick Nunes da Silva

A expectativa com a safra de soja 2021/2022 não poderia ser mais positiva: as vendas antecipadas estão acima da média e prometem grande rentabilidade para os sojicultores. A oleaginosa deve bater o índice de produtividade deste ano entregando, em 2022, um aumento de 3,7% do cultivo. Entretanto, a alta expectativa para a nova temporada exige que os produtores sigam apoiados em soluções tecnológicas de alta qualidade e performance.

Com o término do vazio sanitário se aproximando, os produtores de soja precisam acelerar os preparativos para o início da nova safra. Firmar quais métodos serão utilizados no manejo da lavoura e traçar um plano B - caso os fatores climáticos não se comportem como o previsto - estão entre as principais decisões a serem tomadas nos próximos dias. Para assegurar a performance da cultura, a Ubyfol, multinacional brasileira especialista em nutrição vegetal, coloca um time de especialistas à disposição do agricultor para indicar as soluções ideais de acordo com as condições do cultivo.

Para garantir que a lavoura possa atingir o máximo de produtividade, é vital que o produtor faça uso de todo o pacote tecnológico que está à sua disposição, usufruindo dos benefícios que o uso de soluções modernas e a adoção do manejo correto trazem para a lavoura. Por meio da nutrição complementar, por exemplo, é possível condicionar a planta para que ela atinja todo o seu potencial produtivo, elevando consequentemente a rentabilidade do produtor rural.

"O cenário do cultivo de soja está extremamente favorável para os produtores rurais, já que a atual precificação permite maior rentabilidade ao sojicultor. Sendo assim, para garantir a entrega das vendas antecipadas, é necessário aumentar a produtividade e certificar-se da qualidade do cultivo para essa temporada", comenta Eduardo Mengelle, gerente regional da Ubyfol. "Ciente desse contexto e da necessidade em investir em soluções de alta performance, a Ubyfol apoia o produtor para ajudá-lo a alcançar o máximo aproveitamento da lavoura", completa Eduardo.

Segundo a consultoria Safras & Mercado, a previsão nacional para as exportações da próxima safra de soja chega a 90 milhões de toneladas, ficando acima das exportações, estimadas em 86 milhões de toneladas. A proporção de rentabilidade que os sojicultores têm em mãos é enorme, uma vez que as negociações dessa safra beiram R$ 150 a saca, representando um aumento de 100% frente ao valor da saca da temporada passada.

O Genizys, nutrição complementar oferecida pela Ubyfol, chega para elevar a performance da sojicultura. A formulação líquida, que favorece o operacional, contém aminoácidos, níquel e molibdênio que proporcionam uma fortificação na fase inicial da planta, garantindo sustentação para as etapas seguintes. Esta tecnologia favorece também os processos de fixação e de transformação do nitrogênio. Trabalhos realizados por instituições de pesquisas, em todo território nacional, apresentaram um incremento médio de 2,5 sacas por hectare quando o Genizys foi aplicado via tratamento de semente.

O portfólio da empresa também abrange soluções que fortalecem o sistema imunológico da planta, como é o caso do Aminofosfito de Cobre. Ele auxilia na síntese de fitoalexinas, substâncias que conferem maior resistência às plantas contra aos estresses bióticos.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024