NOTÍCIAS

Safra de café é alvo de pesquisa no Rio de Janeiro

Principais municípios produtores de café são Bom Jesus do Itabapoana, Porciúncula e Varre-Sai, responsáveis por 84% da produção no estado. - Foto: Wenderson Araujo/CNA

Entre os dias 3 e 8 de maio, a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) realiza a coleta de informações para atualizar os números e condições da safra de café 2020/2021 no Rio de Janeiro. A pesquisa será feita remotamente, por meio de entrevistas virtuais e contatos telefônicos, respeitando as recomendações sanitárias impostas pela pandemia da COVID-19.

Serão consultados no estudo os diversos representantes da cadeia produtiva cafeeira com o objetivo de levantar as estimativas sobre os efeitos das condições climáticas na safra, área cultivada, produtividade, doenças e pragas, comercialização, calendário da colheita, entre outros. 

Os principais municípios produtores de café no Rio de Janeiro são Bom Jesus do Itabapoana, Porciúncula e Varre-Sai. Ao todo, esses três municípios, localizados no noroeste fluminense, são responsáveis por aproximadamente 84% da produção do grão no estado, com predominância da agricultura familiar. Outras áreas expressivas de lavoura do café encontram-se na região serrana, nos municípios de Bom Jardim, Duas Barras e São José do Vale do Rio Preto. 

ver mais notícias
CADASTRO DE NEWS
  • Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura