Sancionada Lei que institui Rota das Oliveiras no Rio Grande do Sul

Projeto compreende 24 municípios responsáveis por 32 marcas de azeite

30.08.2019 | 20:59 (UTC -3)
Emerson Alves

O Governador Eduardo Leite sancionou na noite da quinta-feira (29), na sede do Executivo no Parque Assis Brasil durante a Expointer 2019, a Lei nº124/2008, que institui a Rota das Oliveiras no Rio Grande do Sul. A Lei, do deputado Ernani Polo, pretende fomentar o turismo e a gastronomia destas regiões.

Uma década e meia depois de surgir no RS, o resultado da safra de 2019 foi um fruto de qualidade superior e um volume recorde de 1,4 milhão de quilos de azeitonas, o que mantém o estado como maior produtor do fruto no país.

A área cultivada no estado também aumentou 30% no último ano, conforme dados do Instituto Brasileiro da Olivicultura (IBRAOLIVA). De acordo com o presidente do IBRAOLIVA, Paulo Marchioretto, a Rota das Oliveiras vem para auxiliar ainda mais a olivicultura no estado e no país.  “O RS é o principal produtor de azeite do Brasil, e com certeza a Rota vai valorizar ainda mais o produto do estado. Além disso, essa Rota pode ser ampliada para outros estados, como por exemplo, a região da Mantiqueira, em São Paulo”, destaca Marchioretto.

A Rota das Oliveiras será composta pelos municípios de Bagé, Barra do Ribeiro, Cachoeira do Sul, Caçapava do Sul, Camaquã, Candiota, Canguçu, Dom Feliciano, Dom Pedrito, Encruzilhada do Sul, Formigueiro, Pantano Grande, Pinheiro Machado, Piratini, Rosário do Sul, Santa Margarida do Sul, Santana do Livramento, São Gabriel, São Sepé, Sentinela do Sul, Vila Nova do Sul, São João do Polesine, Restinga Seca e Hulha Negra.

O Instituto Brasileiro de Olivicultura está no Pavilhão Internacional da Expointer, onde promove a degustação de 18 marcas de azeites até domingo (1), às 11h e às 16h.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024