Santa Clara levará compostos para aumentar a produtividade dos cafezais na Expocafé 2019

Empresa lançará o Protex, produto que evita insolação e radiação UV nas folhas

13.05.2019 | 20:59 (UTC -3)
Noemi Oliveira

A Santa Clara Agrociência, empresa do setor de inovação tecnológica para nutrição vegetal, apresentará na Expocafé 2019, a ser realizada de 15 a 17 de maio, em Três Pontas (MG), sua linha completa de compostos destinados a auxiliar no melhor desenvolvimento dos cafezais. No estande da empresa montado na feira, o visitante terá a oportunidade de encontrar produtos que auxiliam no crescimento, florescimento e desenvolvimento das plantas visando aumentar a produtividade dos cafezais.

Será possível encontrar e conhecer em detalhes as propriedades e as formas de aplicação de pelo menos uma dezena de produtos que se desdobram em inúmeras formulações que aumentam, de forma significativa, a produtividade dos cafezais brasileiros. Um desses produtos expostos na feira será o Totale, uma formulação líquida com tecnologia de nutrição de elevada concentração de nanopartículas, que facilita o manuseio e a aplicação. Por conter um grande volume de nutrientes, a linha Totale necessita de menos doses, o que reduz os custos operacionais com transporte e armazenamento.

Além do Totale, o visitante da Expocafé encontrará no estande da Santa Clara o lançamento Protex, um produto que funciona como um “protetor solar” evitando a insolação excessiva e a radiação UV nas folhas dos cafezais, se encaixando na cultura cafeeira. As principais possibilidades do uso do Protex são: aumento da fotossíntese, redução na temperatura média das plantas, melhor formação de frutos e flores, diminuição do abortamento de plantas e aumento do peso de grãos e frutos. O Protex possui uma formulação que incorpora tecnologias e, em razão disso, permite, por exemplo, que após sua aplicação não seja levado nem pela chuva.

O Protex é um dos frutos da estratégia adotada pela Santa Clara de destinar constante e expressivo investimento em pesquisa e desenvolvimento. Tal prática foi recentemente reforçada por meio de uma parceria firmada com a Embrapa para desenvolver novas gerações de nematicidas biológicos à base de extratos de plantas, além de microrganismos. Prevista para ter duração de três anos, a parceria envolve investimentos de R$ 2,4 milhões para o desenvolvimento de produtos inovadores e com foco no controle biológico de pragas, um dos segmentos com maior potencial de crescimento no agronegócio brasileiro. O estabelecimento da parceria também consolida a vocação de empresa inovadora e focada no desenvolvimento científico da Santa Clara, que tem destinado nada menos que uma média de 8% de sua receita anual bruta ao investimento em P&D.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024