Secretaria da Agricultura divulga relatório de monitoramento de surto de gafanhotos no RS

Levantamentos foram realizados in loco na região Noroeste de acordo com notificação da ocorrência de focos de gafanhotos

03.12.2020 | 20:59 (UTC -3)
Seapdr

A Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr) divulgou nesta quinta-feira, 3 de dezmebro, o relatório de monitoramento de surto de gafanhotos no Rio Grande do Sul. Os levantamentos foram realizados in loco na região Noroeste, de 30 de novembro a 2 de dezembro, de acordo com a notificação da ocorrência de focos de gafanhotos.

Segundo o engenheiro agrônomo e chefe da Divisão de Defesa Sanitária Vegetal da Seapdr, Ricardo Felicetti, no local foram coletados indivíduos para identificação das espécies de gafanhotos que estão ocorrendo na região, determinando no local a incidência e a intensidade de desfolha nos cultivos e áreas de mata.

Felicetti destaca que os municípios com relatos de focos foram Santo Augusto, São Valério do Sul, Chiapeta, Coronel Bicaco, Campo Novo e Bom Progresso. “Foram identificadas pelos especialistas duas espécies de gafanhotos pertencentes à Família Romaleidae, Zoniopoda iheringi e Chromacris speciosa. Não se tratam de gafanhotos migratórios da Família Acrididae, pela qual foi motivada a Portaria de Emergência Fitossanitária devido ao risco de ingresso pela Argentina a partir do mês de maio”, esclarece.

Veja o Relatório completo disponível aqui.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024