Seguro rural é aposta dos triticultores para evitar perdas

Depois de períodos de frustração por causa do clima produtores aumentam cautela com as previsões do tempo

27.02.2018 | 20:59 (UTC -3)
Rejane Costa

Nos últimos quatro anos, três deles foram preocupantes para os produtores de trigo em relação ao clima. Conforme dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), o Rio Grande do Sul colheu 1,53 milhões de toneladas em 2017, queda de 38,4% em relação ao período anterior, que foi de 2,5 milhões de toneladas, baixa causada, além dos problemas de preço, por perdas climáticas durante a safra. Com isso, o seguro rural se tornou uma ferramenta indispensável para o triticultor.

Os eventos do clima em 2017 trouxeram também um grande número de ocorrências de sinistros. Só no que diz respeito aos seguros realizados com a Tovese Corretora de Seguros, 510 pedidos foram encaminhados nesta safra. Na safra de 2012 este número de sinistros foi de mais de 1,9 mil comunicados, principalmente pela geada e granizo, atingindo só no caso da Tovese a área de 62 mil hectares. "Nestes anos de problemas com o clima tivemos muitos sinistros nas lavouras de trigo. Mas o produtor não pode deixar de plantar e dar cobertura para a terra durante o inverno. As culturas de inverno como o trigo, aveia, cevada e canola são alternativas disponíveis no mercado", afirma o diretor da Tovese, Otávio Simch.

O especialista afirma que o produtor precisa examinar a importância do seguro na hora do sinistro, como será a análise dos prejuízos e a rapidez de atendimento a campo e não só definir pelo menor custo na hora de contratar o mesmo. O menor custo tem ligação direta com menos garantias. A empresa estará participando da Expodireto Cotrijal, em Não-Me-Toque (RS), de 5 a 9 de março de 2017. No Brasil, apenas 14% da área total é segurada, enquanto nos Estados Unidos este índice é de 92%. "Estaremos novamente na Expodireto para falar sobre as novidades do seguro e sobre a importância do seguro rural para o produtor. Pensamos na evolução. O produtor busca tecnologias e manejo, mas a proteção é um item fundamental neste processo de construção das lavouras", observa Simch.

Durante a Expodireto, a Tovese Corretora de Seguros, empresa pioneira no mercado e que chega a sua 12ª safra com o seguro de lavouras vai apresentar seus programas de seguro rural, especialmente para as culturas de inverno. A novidade para a feira é que o estande ficará localizado na parte central do parque.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024