Semana de Campo celebra 30 anos do Projeto Centro-Sul Feijão e Milho

Voltado à profissionalização de pequenos produtores o Projeto Centro-Sul de Feijão e Milho é fruto da parceria inicial entre Syngenta e Emater

27.02.2020 | 20:59 (UTC -3)
Sofia Melazzo

Há 30 anos surgia o Projeto Centro-Sul de Feijão e Milho. Fruto da parceria inicial entre Syngenta e Emater (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural), atualmente o programa também conta com o apoio do Iapar (Instituto Agronômico do Paraná), Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) e do IAC (Instituto Agronômico de Campinas). Sua prioridade é profissionalizar pequenos agricultores de duas importantes culturas brasileiras, aumentando a produtividade e a renda de lavouras. Com foco no sul do País, especialmente no Paraná, a iniciativa tem como objetivo a capacitação de agricultores de pequeno porte, viabilizando o acesso às boas práticas e contribuindo para a sustentabilidade da agricultura.

Para celebrar as três décadas do programa, no período entre 3 e 6 de março Ponta Grossa (PR) receberá a 21ª Semana de Campo, um encontro entre produtores e diversos profissionais das cadeias produtivas para debater temas centrais do projeto. Entre eles: segurança do produtor e preservação do meio ambiente; manejo do solo (plantio direto e rotação de culturas); cultivares de feijão e híbridos de milho; manejo integrado de pragas e controle de doenças. A estimativa é reunir 1.600 agricultores.

Produtividade dobrada

Ao longo dos últimos 30 anos, os produtores atendidos pelo Projeto Centro-Sul de Feijão e Milho dobraram sua produtividade em ambas as culturas. O salto se deve, além da capacitação às boas práticas de produção, ao acesso a políticas públicas de apoio e suporte à agricultura familiar, o que resultou em mais investimentos nas propriedades. No Paraná, o programa atende 2,5 mil agricultores por ano. Nas atividades em grupo, para difusão da metodologia, participam mais de 10 mil produtores.

Na safra 2018/2019, foram instaladas 124 unidades demonstrativas (UDs) em 42 municípios. Em termos comparativos, a produtividade média nacional de feijão foi 1.031 kg/há. No Paraná, chegou a 1.551 kg/há. Já os produtores do projeto atingiram 2.111 kg/há. O milho repete a proporção: a média nacional foi de 5.718 kg/há; no Paraná, de 6.394 kg/há; e os agricultores do programa alcançaram 8.816 kg/há.

Plano de Agricultura Sustentável

O Projeto Centro-Sul de Feijão e Milho, e todos os resultados viabilizados por meio dele, são considerados vitrines do Plano de Agricultura Sustentável da Syngenta, que compreende seis compromissos ligados ao desenvolvimento da prática agrícola no mundo (saiba mais).

Ao promover melhores práticas sustentáveis no campo, viabilizar condições justas e seguras de trabalho e capacitar pequenos produtores no que toca, principalmente, técnicas ambientalmente corretas de plantio e manejo adequado de solo e dos defensivos agrícolas, o Projeto se conecta diretamente às premissas do Plano.

30 anos do Projeto Centro-Sul de Feijão e Milho

Quando: 3 a 6 de março
Horário: 8h30 às 16h20
Onde: Fundação ABC Ponta Grossa -- Rodovia PR-151, Km 288 - Ponta Grossa (PR)

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024