Semana de Campo reúne produtores de feijão e milho

Evento ocorre em Ponta Grossa (PR)

04.03.2020 | 20:59 (UTC -3)
Hélio Magalhães ​

Produtores e profissionais das cadeias produtivas do milho e feijão participam, de 3 a 6 de março, da 21ª Semana de Campo, na Fundação ABC, em Ponta Grossa (PR).

O evento reúne 1.600 participantes que celebram, nesta data, três décadas do Projeto Centro-Sul de Feijão e Milho, fruto da parceria entre Syngenta, Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná - Iapar-Emater, Embrapa, além do Instituto Agronômico de Campinas e Prefeituras Municipais do Estado.

Durante o encontro serão apresentadas sete estações com os técnicos e pesquisadores orientados sobre o manejo de solo, plantas de cobertura, plantio direto, manejo integrado de pragas do feijão, controle de doenças, plantas invasoras e pragas do feijão e do milho.  

O projeto tem como prioridade profissionalizar pequenos agricultores, aumentando a produtividade e a renda das lavouras; busca, ainda, viabiliza o acesso às boas práticas, contribuindo para a sustentabilidade da agricultura.

O Projeto Centro Sul de Feijão e Milho mobiliza uma equipe de 50 técnicos do Instituto Emater, além de profissionais de prefeituras, em 46 municípios do estado nesta safra 2019/20; ao todo, dois mil agricultores familiares são acompanhados pelos extensionistas, além de produtores que participam ocasionalmente de alguma atividade do projeto.

De acordo com Germano Kusdra, coordenador estadual do Projeto Centro Sul de Milho e Feijão, os agricultores terão a oportunidade de conhecer novas tecnologias que podem melhorar a produtividade e aumentar a renda no campo: “serão apresentados 32 novos materiais, entre variedades de milho e feijão; além disto, o produtor vai conseguir visualizar as tecnologias que estão ao seu alcance para aumentar a produtividade", afirmou Kusdra.

Os profissionais do projeto também orientam os agricultores sobre o uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e recolhimento de embalagens para evitar intoxicações e contaminação do ambiente. Esta ação conta com a parceria da Assocampos (Associação dos Revendedores de Insumos Agropecuários dos Campos Gerais) e da empresa Vest Segura.

Produtividade

O Projeto Centro Sul de Feijão e Milho vem sendo levado aos produtores há 30 anos. O trabalho começou com uma ação conjunta da Emater com a Syngenta sobre o uso correto de agroquímicos e segurança na aplicação.

 Depois vieram as orientações sobre o plantio direto e, posteriormente, tecnologias de produção de feijão e milho adequadas ao produtor familiar.

Segundo Kusdra, ainda que os ganhos em produtividade são notórios -  enquanto a produtividade média nacional de feijão na safra 2018/2019 ficou em 1.031 kg/ha, a estadual 1.551 kg/há, e os produtores que participaram do projeto colheram 2.111 kg/ha.

No caso do milho os números também revelam um aumento significativo; dados da Conab informam que a produtividade média nacional na última safra chegou a 5.718 kg/ha. No Paraná a média ficou em 6.394 kg/há e os agricultores do projeto conseguiram atingir a produtividade de 8.816 kg de milho por hectare.

 


Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024