Semeadura do trigo no RS avança nas regiões produtoras

​Com as condições climáticas favoráveis, os produtores seguem com a implantação da principal cultura de grãos da estação

25.06.2020 | 20:59 (UTC -3)
Emater

Com as condições climáticas favoráveis, os produtores seguem com a implantação da principal cultura de grãos da estação, o trigo, que já atinge 74% da área prevista. De acordo com o Informativo Conjuntural, divulgado pela Emater/RS-Ascar nesta quinta-feira (25/06), em parceria com a Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr), as previsões climáticas favoráveis para a cultura e as boas perspectivas de preços contribuem para o aumento da área cultivada.

Na regional de Soledade, foi retomada a semeadura após a normalização da umidade do solo. As temperaturas amenas e a insolação, associadas à umidade adequada do solo, favoreceram o crescimento e o desenvolvimento da cultura, que apresenta em geral boa sanidade e adequado estande de plantas. O plantio também avançou na regional da Emater/RS-Ascar de Santa Rosa, onde, de maneira geral, a germinação e emergência das lavouras estão sendo boas, apresentando estande de plantas dentro do recomendado para a cultura. As primeiras áreas implantadas, já em fase de afilhamento, receberam adubação nitrogenada em cobertura. A sanidade das plantas até o momento é muito boa, sem ataque de pragas e doenças.

Canola

Na regional de Santa Rosa, principal produtora do Estado, as condições climáticas da semana favoreceram a retomada do plantio das últimas lavouras. A maior parte da área encontra-se em desenvolvimento vegetativo, com algumas lavouras já em fase de floração. A cultura apresenta desenvolvimento inicial bastante promissor, beneficiado pelas condições climáticas favoráveis durante o plantio e a germinação. Com dois mil hectares implantados, Giruá se destaca no cultivo da oleaginosa.

Aveia branca

A cultura segue com bom desenvolvimento na regional de Ijuí, principal produtora do Estado. A maioria das lavouras encontra-se na fase de alongamento do colmo e emborrachamento; algumas apresentam-se em estádio final de afilhamento e um pequeno percentual, em emissão da panícula, com bom número de espiguetas, caracterizando assim elevado potencial produtivo. As condições fitossanitárias muito boas, com baixo ataque de pragas e poucos sinais de lesões de doenças, têm dispensado controle até o momento.

Cevada

Na regional de Ijuí, houve um avanço significativo na implantação da cultura, aproximando-se do final da semeadura. As primeiras lavouras semeadas estão em estádio de afilhamento e apresentam pequenos sintomas de ataque de doenças – aparecimento de manchas foliares. As demais áreas estão em início de emergência. Na regional de Erechim, 70% da área está implantada. A maior área prevista nesta safra fica em Sertão, com dois mil hectares com a cultura de cevada.

Culturas de verão

Soja

Com a colheita encerrada, os sojicultores concentram a atenção na comercialização e no planejamento da próxima safra. As áreas ocupadas com soja na safra 2019-2020 dão lugar aos cultivos de inverno, a pastagens e plantas de cobertura do solo, tanto as semeadas quanto as espontâneas. Contratos de venda futura estão abertos, e os agricultores analisam a relação de troca para aquisição dos insumos da próxima safra. Com a divulgação no Plano Safra 2020-2021, iniciam as movimentações para preparo da documentação necessária ao encaminhamento dos financiamentos de custeio.

Milho

Em período de entressafra, os produtores planejam o próximo ciclo atentos ao lançamento do Plano Safra 2020-2021, que trouxe novas taxas de juros para o custeio das lavouras. O preço da soja, principal cultura concorrente por área com o milho no RS, é um fator que impacta na decisão do agricultor no momento de optar por um dos cultivos, e o indicativo é que as áreas com o cereal deverão manter-se estáveis para a próxima safra. O Programa Troca-Troca de sementes, coordenado pela Seapdr, atendeu 45.692 agricultores que fizeram pedidos para a safra e 5.627 para a safrinha em todo o Estado.

Arroz

Com o período da entressafra e os preços estáveis, os produtores demonstram-se satisfeitos com os rendimentos obtidos. Na regional de Pelotas, a maioria dos produtores aproveitou as restevas para o forrageamento dos bovinos de corte. Nas áreas com melhor condição de drenagem, é realizado o preparo antecipado para a próxima safra. Na regional de Porto Alegre, os produtores dedicam-se à limpeza e revisão dos maquinários; alguns fazem a incorporação superficial da resteva com uso de rolo-faca e/ou grade. No período, também são realizadas as coletas de amostra de solo para análise.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024