Sementes Batavo e Frísia inauguram laboratório de análise de sementes do Paraná

Estrutura terá capacidade para analisar 10 mil amostras por ano

23.03.2021 | 20:59 (UTC -3)
Luis Fernando Duarte

A Frísia Cooperativa Agroindustrial e a Sementes Batavo vão inaugurar no dia 24 de março o maior Laboratório de Análise de Sementes (LAS) do Paraná. Localizado em Ponta Grossa, o LAS conta com uma área de 600 m² e será oficialmente apresentado durante a Noite de Campo da Frísia.

O novo LAS será credenciado para fazer análises de soja, trigo, milho, feijão, aveia, cevada, azevém, triticale e sorgo para a Sementes Batavo e demais clientes da região e do Brasil. Com seis analistas de sementes e cinco auxiliares de laboratório, o local terá capacidade para analisar 10 mil amostras por ano, com previsão de expansão para 20 mil.

Ele ainda dará suporte à área de produção de sementes com testes realizados para o controle de qualidade. Segundo Luiz Henrique Deschamps, engenheiro agrônomo e coordenador de produção e laboratório da Sementes Batavo, a unidade possui a rastreabilidade completa em todo o processo de produção das sementes, como plantio, colheita, recepção, beneficiamento e ensaque.

“O processo de análise é rigoroso e importante para garantir a qualidade da semente que chega ao agricultor. Principalmente nos tempos atuais, onde as sementes têm um alto valor agregado na inserção de novas biotecnologias”, diz Deschamps.

O local conta com uma área de recepção e protocolo das amostras, sala de homogeneização, sala de preparo das amostras, sala de germinadores, sala de germinação, duas câmaras de germinação em areia, área de análise das sementes e sala de arquivo com capacidade para armazenar 20 mil amostras, sendo a maior do Paraná.

Para conhecer o laboratório em primeira mão, basta fazer a inscrição no evento Noite de Campo – uma oportunidade para os produtores rurais conhecerem o que há de novo sobre as melhores cultivares, dos principais detentores de genética de soja do País. Quem participar ficará por dentro das novas tecnologias para garantir uma produção com muito mais qualidade e rentabilidade.

Por conta da pandemia, este ano o evento será online no dia 24 de março, às 18h30. Para assistir, o participante deverá fazer sua inscrição pelo site www.sementesbatavo.com.br/noite-de-campo.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024