Seminário aponta alternativas para a fruticultura na Serra da Mantiqueira

O óleo de abacate extraído pelo sistema de centrifugação tem se destacado pela alta qualidade, podendo ser consumido puro, em substituição ao azeite de oliva

03.12.2015 | 21:59 (UTC -3)
Epamig

O pesquisador da EPAMIG Luiz Fernando de Oliveira participa como palestrante, do 10º Seminário de Fruticultura de Clima Temperado, no próximo dia 9 de dezembro, em São Bento do Sapucaí (SP). O evento, organizado pela Coordenadoria de Assistência Técnica Integrada (Cati) da Secretaria de Agricultura e Abastecimento de São Paulo, junto com a Universidade Federal de Lavras (UFLA) e o Viveiro Frutopia, vai discutir alternativas para a fruticultura na região da Serra da Mantiqueira.

Luiz Fernando falará sobre “Óleo de abacate como alternativa à produção do azeite de oliva”. O pesquisador apresentará estudos realizados no Campo Experimental da EPAMIG em Maria da Fé que propõem a produção de óleo fino de abacate pelo uso do mesmo sistema de centrifugação e equipamentos utilizados no processamento do azeite de oliva.

O óleo de abacate extraído pelo sistema de centrifugação tem se destacado pela alta qualidade, podendo ser consumido puro, em substituição ao azeite de oliva, ou misturado a este como um óleo composto. Outro aspecto a ser considerado é a disponibilidade de matéria prima durante praticamente o ano todo, fazendo com que o produto torne-se uma alternativa para a entressafra das oliveiras.

O 10º Seminário de Fruticultura de Clima Temperado acontece no Núcleo de Produção de Mudas de São Bento do Sapucaí (SP), no dia 9 de dezembro, a partir das 8h. Outros temas serão a produção de peras, amoras-pretas e framboesas; fabricação de cervejas artesanais e cultivo de Cambuci.

Mais informações pelos telefones (12) 3971-1306 / 3971-2046 ou e-mail npmsb@cati.sp.gov.br.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024