Seminário de Grãos reúne pesquisa e setor produtivo em AL

​Aconteceu nos dias 14 e 15 de dezembro, em Maceió, a edição 2017 do Seminário de Grãos de Alagoas

18.12.2017 | 21:59 (UTC -3)
Saulo Coelho​

Aconteceu nos dias 14 e 15 de dezembro, em Maceió, a edição 2017 do Seminário de Grãos de Alagoas. O evento foi promovido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria da Agricultura e da Comissão Estadual de Grãos, em parceria com o Sebrae Alagoas e a Embrapa Tabuleiros Costeiros.

Pesquisadores da Embrapa Agropecuária Oeste (Dourados, MS), Embrapa Soja (Londrina, PR) e Embrapa Tabuleiros Costeiros (Aracaju, SE) participaram com palestrantes e painelistas.

Um dos principais destaques do evento aconteceu logo na abertura, com a palestra sobre “O agronegócio brasileiro e as perspectivas para Alagoas e Nordeste”, apresentada pelo presidente da Associação Brasileira dos Produtores de Milho (Abramilho), Allysson Paolinelli. Um dos responsáveis pela fundação da Embrapa, Paolinelli foi ministro da Agricultura e presidente da Confederação Nacional da Agricultura (CNA). 

Com vasta experiência no agronegócio e na gestão pública, Paolinelli argumentou que os produtores alagoanos e nordestinos precisam apostar forte no arrojo e na inovação para obter avanço e desenvolvimento no campo na região.

Da Embrapa Tabuleiros Costeiros, os pesquisadores Sérgio Procopio e Edson Patto discutiram, respectivamente, perspectivas e resultados de produção de grãos na região do SEALBA (Sergipe, Alagoas e Bahia) e sistemas atualizados de produção de grãos adaptados à região. 

O analista da Embrapa Agropecuária Oeste, Gessi Ceccon, abordou a produção de milho em consórcio com gramíneas forrageiras - braquiária. O pesquisador da Embrapa Soja, José França Neto, apresentou tecnologias e princípios para a produção de sementes de soja de alta qualidade nas diversas regiões produtoras. 

A programação contemplou, ainda, apresentações de produtores de milho e soja inovadores da Alagoas, como José Ramalho e Sérgio Papini, agentes técnicos e especialistas do Sebrae e Ufal, bem como consultores comerciais e técnicos da New Holland, Rural e Bunge.

O presidente da Comissão de Grãos de Alagoas, Hibernon Cavalcante, aproveitou a ocasião para homenagear os atores de destaque no setor em 2017 em diversas categorias, como imprensa, produtores, fornecedores, consultores e pesquisadores.

Para o secretário da Agricultura de Alagoas e pesquisador licenciado da Embrapa, Antônio Santiago, o evento atingiu plenamente os objetivos técnicos. "Conseguimos reunir pesquisadores, produtores, empresas do ramo e agentes públicos para debater os desafios e oportunidades, além de compartilhar e aprofundar o conhecimento técnico sobre a cultura de grãos, que começa a se desenvolver em Alagoas ", afirmou.


Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024