Seminário debate mercado de frutas e hortaliças

Centrais de abastecimento de todo o país estarão reunidas em Brasília esta semana no seminário Mercado de Frutas e Hortaliças: Reflexos sobre o Consumo no Brasil

21.11.2016 | 21:59 (UTC -3)
Conab

Centrais de abastecimento de todo o país estarão reunidas em Brasília esta semana no seminário Mercado de Frutas e Hortaliças: Reflexos sobre o Consumo no Brasil. O encontro, promovido pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) amanhã (22) e quarta-feira (23), discutirá temas do setor hortifrutícola, avaliando os impactos de oferta, qualidade e preço para produtores e consumidores brasileiros.

Na terça-feira (22), o seminário será aberto ao público. Será mostrado um panorama da cadeia produtiva da horticultura no país. Também haverá apresentação sobre a importância das informações do mercado de frutas e hortaliças e seus reflexos no consumo. À tarde, segmentado em painéis, serão debatidos os temas segurança alimentar e nutricional, importância das informações do mercado hortifrutícola e seus reflexos econômicos e comercialização de frutas e hortaliças: embalagem, rotulagem e fiscalização. As palestras e painéis acontecerão no auditório da Companhia e serão abertas ao público.

O segundo dia será de reuniões técnicas entre as Ceasas. Será apresentada a ferramenta de consulta do Programa Brasileiro de Modernização do Mercado Hortigranjeiro (Prohort) atualizada, com avanços no sistema de informação, e oferecido treinamento para utilização do programa que permite a pesquisa de dados, com informações sobre volume, preço e origem das frutas e hortaliças comercializadas nas principais centrais de abastecimento do país, com extração de tabelas, gráficos e mapas. Mensalmente, a Conab, por meio do Prohort, divulga boletim com informações detalhadas sobre comercialização nas principais centrais de oito estados brasileiros.

Participarão do evento, além do corpo técnico das centrais de abastecimento, representantes de diversos ministérios e órgãos públicos, Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), Associação Brasileira das Centrais de Abastecimento (Abracen) e Confederação Brasileira das Associações e Sindicatos de Comerciantes em Entrepostos de Abastecimento (Brastece).

Preços de hortifrutis - Durante a abertura do seminário, no dia 22, será apresentado o 11º Boletim Prohort de Comercialização de Hortigranjeiros nas Ceasas em 2016, com análise de mercado das principais frutas e hortaliças comercializadas nas Centrais de Abastecimento de oito estados brasileiros no mês de outubro.

Serviço:
Seminário Mercado de Frutas e Hortaliças: Reflexos sobre o Consumo no Brasil
Dias: 22 e 23 de novembro
Horário: 9h
Local: Auditório da Companhia Nacional de Abastecimento
SGAS 901, Bloco A, Lote 69

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024