Semirreboque graneleiro de aço resistente é lançado na Fenatran 2019

Veículo da Librelato possui solução da SSAB, que permitiu redução de peso, maior capacidade de carga e economia de combustível

18.10.2019 | 20:59 (UTC -3)
Marcela Martinez

A Librelato, fabricante de implementos, apresenta na Fenatran 2019, que ocorre até o final da semana em São Paulo, o novo semirreboque graneleiro de três eixos e 12,5 metros de comprimento fabricado com aços de alta resistência da SSAB, multinacional sueca de fabricação e comercialização de aços de alta resistência, que participa como expositora no evento. O projeto, feito em conjunto também com a Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração (CBMM), conta com a tecnologia  PRÓ-NIO, que utiliza o nióbio na composição do aço, o que torna a liga mais resistente em relação aos aços estruturais convencionais.

A SSAB levou para seu estande a representação da traseira do graneleiro lançado pela fabricante. “A grande inovação foi trabalhar com aços de alta resistência onde nunca foram utilizados antes. O graneleiro é hoje um dos produtos mais vendidos do Brasil, mas nesse equipamento, sempre só se utilizou aço convencional”, diz o Gerente Regional de Vendas da SSAB, Danilo Souza. Além disso, ele destaca que a grande conquista do projeto foi ter um equipamento até 780 quilos mais leve. "Uma redução expressiva que caracteriza maior carga transportada, redução de emissão de CO2 na atmosfera e redução de consumo de combustível”, completa.

O Coordenador de Engenharia de Produto da Librelato, Fabiano Gastaldon, explica que anteriormente, o equipamento era fabricado com aço convencional, o A36, que no projeto atual, foi substituído pelo aço de alta resistência Strenx. “A ideia de desenvolver o projeto foi em cima da competitividade, que cresce cada dia mais em relação aos implementos rodoviários, buscando uma redução de tara para ter uma logística  de maior carga líquida, que é o que todos os clientes procuram hoje: transportar mais”, salienta, destacando que o produto ficou mais resistente, devido ao uso de materiais de alta resistência.

O gerente regional de vendas da SSAB também ressalta o uso do Strenx 960 no para-choque, um aço com resistência ainda mais alta, o que representa um componente de segurança, com a função de absorver o impacto em caso de acidente. “É um equipamento que precisa ser leve e com a redução de peso, acaba sendo mais ergonômico para o operador”.

O desenvolvimento do projeto foi iniciado no ano passado, com estudos sobre o uso de aços de alta resistência no equipamento graneleiro. Após alguns meses de desenvolvimento de projeto, da construção de protótipos e testes práticos no início deste ano, a Librelato lançou oficialmente o implemento na Fenatran de 2019.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024