Senado aprova venda direta de etanol do produtor aos postos de combustíveis

Projeto segue agora para apreciação da Câmara

19.06.2018 | 20:59 (UTC -3)
Agência Senado

O Plenário do Senado aprovou na noite desta terça-feira (19/06), por 47 votos a 2, o Projeto de Decreto Legislativo 61/2018, que permite a venda de etanol diretamente do produtor aos postos de combustíveis. A matéria vai à Câmara. 

O projeto do senador Otto Alencar (PSD-BA) susta um artigo da resolução da Agência Nacional de Petróleo (ANP) sobre o fornecimento e a venda de etanol combustível que determina que o fornecedor só pode vender o etanol a outro fornecedor cadastrado na ANP, a um distribuidor autorizado pela agência ou ao mercado externo.

"Hoje, as usinas produtoras de etanol para atendimento do mercado interno têm sua comercialização restrita a outros fornecedores cadastrados na ANP ou a um grupo restrito de distribuidoras autorizadas pela agência, que praticamente monopolizam o fornecimento do etanol para os postos de combustíveis", explicou o senador.

Para Alencar, a limitação da negociação impede o livre comércio e produz ineficiência econômica. A crise institucional causada pelas paralisações de caminhoneiros contra a alta no preço dos combustíveis, de acordo com Otto Alencar, fez surgir a necessidade de mudanças na política de comercialização do setor.

"O pleito dos produtores não tem como objetivo a tomada do mercado das distribuidoras e sim a oportunidade de também comercializarem o etanol, sem os atravessadores", opinou.



Compartilhar

Mosaic Performa Bio Marco