SENAR-SP capacita agricultores em programas especiais de formação para cultivo orgânico

Programas orientam agricultores a produzirem com melhor qualidade utilizando tecnologias sustentáveis. Cursos são reconhecidos pelo MEC.

24.02.2016 | 20:59 (UTC -3)
Bárbara Laranja de Paula Suski

Desde 2003 o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) promove cursos de capacitação e formação profissional para agricultores e trabalhadores rurais que praticam o cultivo orgânico. Por meio de programas especiais, os agricultores do estado de São Paulo têm acesso a importantes cursos de capacitação como: Olericultura Orgânica, Tomate Orgânico e Certificação Orgânica.

O instrutor do SENAR-SP, o engenheiro agrônomo Diego Mendes, explica que os cursos são desenvolvidos de forma dinâmica, com participação efetiva e obrigatória dos agricultores em todos os módulos para a obtenção do certificado de aproveitamento. Os certificados são reconhecidos pelo MEC.

Diego ressalta que o objetivo das capacitações é preparar agricultores para a produção agrícola em sistema orgânico, visando a produção de alimentos saudáveis, competitivos no mercado e causando menor impacto possível no meio ambiente. “Nosso trabalho é transmitir esse conhecimento técnico e torna-los aptos a produzir de forma mais profissional e correta, aproveitando melhor os recursos e insumos e garantindo melhores preços de mercado”, explica. As capacitações contemplam palestras, aulas práticas e a sensibilização, momento em que é explicado ao participante as especificações do cultivo orgânico.

O agrônomo destaca ainda que o produtor orgânico precisa ser orientado de forma correta sobre a importância de todas as etapas de produção, desde a escolha da cultivar até as formas de conquistar uma nutrição equilibrada das plantas. “Todos sabemos que as plantas bem nutridas são menos suscetíveis ao ataque de pragas e doenças. É nesse momento que precisamos de tecnologias que nos ajudem a alcançar essa qualidade”, afirma Diego.

Tecnologia para nutrir - Este ano a Nutriceler será uma das empresas que irá fornecer fertilizantes especiais certificados para aulas práticas de manejo e nutrição de plantas. Kits contendo os insumos orgânicos de alta tecnologia serão utilizados em treinamentos nas hortas modelos. As novas ferramentas podem tornar o cultivo orgânico cada vez mais prático e eficiente. Os cursos começam em março.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024