Senasa localiza nova nuvem de gafanhotos em Corrientes (AR)

Mapa realiza webinar sobre controle da praga em caso de surto no Brasil

16.07.2020 | 20:59 (UTC -3)
Com informações do Senasa e Mapa

Após uma tarefa ininterrupta de monitoramento, o Serviço Nacional de Saúde e Qualidade Agroalimentar (Senasa) conseguiu localizar, em Corrientes (AR), o assentamento de uma parte da nuvem de gafanhotos, que se mudou nos últimos dias devido às baixas temperaturas.

Parte da população está assentada perto do rio Ávalos, departamento de Curuzú Cuatiá. Dada a localização, não é possível realizar tratamentos de ar.

As equipes do Senasa e o governo de Corrientes continuarão a vigilância para encontrar toda a população dessa nuvem da praga e analisar a possibilidade de realizar tratamentos fitossanitários.

Da mesma forma, o Serviço Nacional de Sanidade Vegetal (Senave) do Paraguai informou sobre a detecção de uma nova nuvem de gafanhotos na área de Teniente Pico, Departamento de Boquerón, a 300 km da fronteira com o país.

Nuvem de gafanhotos pode estar a 150 km do Brasil, o que indica um dia de voo se as condições forem favoráveis.

O Senasa reitera aos produtores e à população em geral que notifiquem o escritório mais próximo, no caso de detectar ou ver os insetos, para que possam agir imediatamente. 

Mapa promove webinar sobre o tema

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) realiza nesta quinta-feira, 16 de julho,  um seminário online (webinar) para tratar do monitoramento e controle do gafanhoto migratório sul-americano Schistocerca cancellata. A conferência online será transmitida ao vivo pelas redes sociais do Mapa (Youtube e Facebook), a partir das 10h.

O objetivo é promover um intercâmbio de informações sobre as ações de monitoramento e controle da praga que vem sendo realizadas na Argentina e eventuais medidas aplicáveis às condições brasileiras. 

O evento contará com a participação do diretor do Departamento de Sanidade Vegetal e Insumos Agrícolas da Secretaria de Defesa Agropecuária, Carlos Goulart, do coordenador do Programa de Controle de Gafanhotos do Serviço Nacional de Sanidade e Qualidade Agroalimentar da Argentina (Senasa), Hector Medina, do pesquisador da Embrapa Clima Temperado, Dori Nava e do pesquisador da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Jerson Guedes. O chefe da Divisão de Defesa Agropecuária da SFA/RS, Jairo Carbonari será o mediador.

As últimas atualizações confirmam que a nuvem de gafanhotos continua se deslocando lentamente em território argentino, sem previsão, até o presente momento, de alterações climáticas que favoreçam o seu direcionamento rumo ao Brasil. 

A equipe técnica do Mapa em Brasília se mantém em alerta juntamente com as Superintendências Federais de Agricultura (SFAs) e os Órgãos Estaduais de Defesa Agropecuária nos estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina e em permanente contato com o Serviço Nacional de Sanidade e Qualidade Agroalimentar da Argentina (Senasa) para o monitoramento do deslocamento da nuvem de gafanhotos e a preparação de medidas de controle de forma tempestiva, se for necessário.  

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024