NOTÍCIAS

​Silagens de híbridos marca Pioneer são campeãs da Taça Brasil de Silagem de Milho

A divulgação dos vencedores do concurso Taça Brasil de Silagem 2016 ocorreu durante o Interleite, maior evento da cadeia leiteira do Brasil, realizado durante os dias 03 e 04 de agosto na cidade de Uberlândia/MG. A grande campeã foi novamente a Fazenda Lovison, de Guaporé/RS, uma fazenda que representa o perfil da produção de leite na pequena propriedade. Diego Lovison, o ganhador do concurso enviou amostras de silagem do híbrido 32R22H. Além disso, a terceira colocação foi alcançada com outro híbrido marca Pioneer, o P3646YH, cuja amostra foi enviada pelo produtor Renato Minohara, de Ibiá/MG.

Lembrando que no ano de 2015 também tivemos como campeãs do concurso silagens produzidas com híbridos de milho marca Pioneer, classificadas com o primeiro e segundo lugares. Diego Lovison levou o primeiro lugar com o 32R22, e a Fazenda Fini, de propriedade do Sr. Hans Jan Groenwold, de Castro/PR, a segunda colocação também com o 32R22.

Em sua segunda edição, o Concurso é elaborado pelo MilkPoint em parceria com o Laboratório 3rLab, e tem como objetivo valorizar a produção de forragens, aspecto-chave para a melhoria da competitividade do produtor. A intenção não é só conhecer os materiais de melhor desempenho qualitativo, mas também estimular produtores, técnicos e empresas a aperfeiçoar cada vez mais o processo de produção da silagem. São colhidas as vinte melhores amostras enviadas por produtores de todo o Brasil.

Nas amostras das silagens os principais critérios de avaliação são: TTNDFD (Digestibilidade total do FDN no trato digestivo do animal), Kg de Leite/Ton de matéria seca (MS), e uma avaliação visual feita por um juiz, pesquisador de silagem da Universidade de Wisconsin, EUA, que também julga o concurso americano de silagem. Nesta avaliação visual é levado em conta o grau de processamento de grãos, ou seja, se os grãos estão bem quebrados, bem como o tamanho das partículas, fatores esses importantes para uma boa digestibilidade da silagem.

É importante ressaltar que um resultado como esse só é alcançado devido a um trabalho diferenciado, que engloba o correto posicionamento do híbrido, manejo da lavoura, processo de corte e ensilagem adequados.

A DuPont Pioneer parabeniza o MilkPoint e Laboratório 3rLab pela realização do concurso, os ganhadores pela qualidade de sua silagem e agradece a todos os produtores e parceiros pelo reconhecimento e confiança na empresa e nos seus produtos.

ver mais notícias
CADASTRO DE NEWS
  • Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura