Silo Verde é escolhida para programa Aceleradora da Artemisia

Startup gaúcha é um dos nove negócios de impacto social que fazem parte da seleção da organização

28.08.2017 | 20:59 (UTC -3)
Nestor Tipa Júnior

A Startup gaúcha Silo Verde, sediada no Tecnosinos, em São Leopoldo (RS), foi selecionada pela Artemisia - organização sem fins lucrativos pioneira na disseminação e apoio a negócios de impacto social no Brasil, para integrar a edição 2017 de seu programa de aceleração. A organização já conta com uma rede de 100 negócios acelerados que já impactaram a vida de mais de 30 milhões de brasileiros. 

O processo de busca e seleção da organização avaliou 967 empresas, das quais nove foram escolhidas para participarem de um processo intensivo com duração de seis meses, e a Silo Verde está entre elas. "A Startup participou deste rigoroso processo para aumentar sua representatividade de mercado, impacto ambiental e, para tal, também já articulamos a possibilidade de fusão com fundos de investimentos para ter este alcance e difusão potencializados", informa o diretor da empresa, Manolo Machado.

Entre os critérios de seleção da Aceleradora estão o impacto social – negócios com produtos e serviços desenhados para melhorar a qualidade de vida da população de baixa renda; perfil empreendedor (empreendedores com intenção genuína de mudar o Brasil para melhor, com um histórico de realizações e capacidade de atrair talentos e desenvolver uma equipe consistente); potencial de escala (modelos lucrativos com soluções escaláveis, com potencial de atender milhares de pessoas das classes CDE); e estágio de maturidade (startups em fase de teste de mercado/primeiras vendas até negócios já em fase de expansão, buscando rápido crescimento). Na prática, negócios de impacto social de todo o Brasil com produtos e serviços inovadores, disponíveis no mercado e que buscam rápido crescimento.

Além da Silo Verde, também foram selecionados outros empreendimentos. Na área da educação, o negócio selecionado foi a 4YOU2; em saúde, Doctor Prime, Vida Class e QuickCheck; em serviços financeiros, Mais Fácil e IOUU; em alimentação/nutrição, Sumá; e em desenvolvimento local, SO+MA. Nos próximos seis meses, os empreendedores participarão de um intenso processo de aceleração para o refinamento do modelo de negócio e impacto social de suas soluções.  

Fundada em 2015 a Silo Verde oferece uma solução sustentável para o armazenamento de rações ou grãos com redução do desperdício e aumento na rentabilidade do pequeno produtor rural. A empresa apresenta inovação tanto no produto, quanto no modelo de negócio. Os empreendedores desenvolveram um silo construído a partir de matérias-primas poliméricas recicladas e de alta resistência, oriundas de garrafas PET, com montagem extremamente rápida e a um custo menor se comparado com os produtos do mercado. 

Em relação ao modelo, oferece locais para armazenamento de grãos e rações para pequenos produtores, viabilizados pelas indústrias. Nessa proposta, não gerar custos aos pequenos produtores, aumentando seu potencial de renda. Entre as vantagens do produto, paredes interiores lisas – que não geram resistência ou acúmulo de produtos; sistema modular de placas (desmontadas, são de fácil transporte e de baixo custo); condutividade térmica inferior que protege o produto; possibilidade de comercializar o produto nos momentos de melhor oferta e preços; e melhor proteção ao ataque de pragas.


Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024