Simpósio sobre controle biológico está com inscrições encerradas

O evento conta com mais de 700 participantes e, devido ao grande interesse, as inscrições estão encerradas pela internet

09.08.2019 | 20:59 (UTC -3)
Lebna Landgraf

Com o tema Avanços e Desafios do Controle Biológico na Agricultura Brasileira, o professor da Escola Superior Luiz de Queiroz, da Universidade de São Paulo (Esalq/USP), José Roberto Postali Parra, abre no dia 11 de agosto, a partir das 19h30, o 16º Simpósio de Controle Biológico (Siconbiol), promovido pela Sociedade Entomológica do Brasil e Embrapa Soja, no Parque de Exposições Ney Braga, em Londrina (PR).  O evento conta com mais de 700 participantes e, devido ao  grande interesse, as inscrições estão encerradas pela internet, mas podem ser realizadas no local do evento. No entanto, a comissão organizadora não garante a pasta com materiais para os últimos inscritos. 

O objetivo do evento é debater as inovações que envolvem os diferentes aspectos do controle biológico, abrangendo o desenvolvimento e a aplicação. O pesquisador da Embrapa Soja, Adeney de Freitas Bueno, presidente do Siconbiol, explica que o controle biológico das pragas e doenças de plantas pode ser natural (que ocorre.naturalmente no meio ambiente mais equilibrado ou lavouras conduzidas com o manejo correto) ou via controle biológico aplicado ou aumentativo (quando se libera intencionalmente predadores, parasitoides ou entomopatógenos das pragas e doenças no ambiente). 

“O Sinconbiol pretende ressaltar as diferentes temáticas relacionadas ao desenvolvimento do controle biológico que envolvem empreendedorismo e comercialização no controle biológico; biotecnologia e formulação de biopesticidas; interações do controle biológico com outras táticas de manejo integrado de pragas e doenças; além dos gargalos do uso de produtos biológicos no campo, entre outros temas”, destaca Bueno.

Programação científica 

A programação técnica prevê a realização de 35 palestras, 28 mesas redondas, sessão pôster com apresentação de 423 trabalhos técnicos e mais a apresentação oral de 21 trabalhos científicos selecionados. 

Simpósio 

Na programação, haverá ainda o Simpósio Neotropical Entomology: destaque a pesquisas sobre controle biológico no dia 13h, das 13h30 às 18h. O evento coordenado pela revista Neotropical Entomology escolheu cinco de 30 artigos submetidos para serem apresentados no Simpósio. A programação pode ser consultada aqui. 

Talk Show 

Durante o Siconbiol, está programado também um Talk Show sobre as conquistas na adoção do controle biológico em plantios florestais. O formato do Talk Show permite amplo debate sobre o papel da pesquisa aplicada no controle biológico de pragas florestais e tem uma interação maior com a plateia mais tempo para perguntas aos debatedores, a importância da cooperação para o desenvolvimento de soluções no manejo de pragas florestais e controle biológico como um negócio: mercado e lições para o setor florestal. Ver mais aqui.

Estandes e Arena do Produtor 

Além disso, serão apresentados, em estandes institucionais, as novidades de produtos e serviços já disponíveis no mercado por 10 empresas de insumos e de assistência técnica. Entre os estandes será montada a Arena do Produtor. Neste espaço, haverá durante os intervalos da programação científica a apresentação de casos de sucesso de start ups, além da demonstração produtos e serviços. Ver a programação aqui.

Mercado 

O interesse comercial por produtos biológicos cresce a cada ano, tanto que a Associação Brasileira das Empresas de Controle Biológico (ABCBio) destaca que a comercialização de produtos agrícolas biológicos no Brasil saltou de R$ 262,4 milhões para R$ 464,5 milhões, de 2017 para 2018. 

16º Simpósio de Controle Biológico (Siconbiol)
Data: 11 a 15 de agosto de 2019
Local: Parque de Exposições Ney Braga, em Londrina (PR).
Informações : https://siconbiol.com.br/   


Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024