SindiTabaco participará de reunião-aberta da CONICQ em Brasília

Para o encontro do dia 24 de novembro, a expectativa é de que sejam tratados temas referentes à 7ª Conferência das Partes (COP7), que será realizada na Índia

20.11.2015 | 21:59 (UTC -3)
Eliana Stülp Kroth

A Comissão Nacional para Implementação da Convenção-Quadro para o Controle do Tabaco (CONICQ) marcou para o dia 24 de novembro, na sede do Ministério da Saúde, em Brasília (DF), nova reunião-aberta com as organizações interessadas. O presidente do Sindicato Interestadual da Indústria do Tabaco (SindiTabaco), Iro Schünke, juntamente com a Associação Brasileira da Indústria do Fumo (Abifumo), têm participado dos encontros e julga as oportunidades importantes, pois são momentos em que os membros da CONICQ se propõem a ouvir o setor.

"Em setembro deste ano, foram discutidos assuntos tratados durante a 5ª Conferência das Partes, ocorrida em 2014, como diversificação das propriedades, produção e exportação e questões relacionadas ao consumo e ao contrabando", lembra Schünke. "Foi aberto um canal de diálogo mais efetivo e serve para que a indústria possa se posicionar sobre temas que são controversos", conta o executivo do SindiTabaco.

Para o encontro do dia 24 de novembro, a expectativa é de que sejam tratados temas referentes à 7ª Conferência das Partes (COP7), que será realizada na Índia. "O que buscamos como entidade do setor é um ponto de equilíbrio entre as questões relacionadas à saúde e a geração de renda e empregos", explica.

Sobre a CONICQ

Presidida pelo ministro da Saúde e composta por representantes de 18 órgãos e ministérios, a CONICQ é responsável por promover, implementar e avaliar estratégias, planos e programas, assim como políticas, legislações e outras medidas para o cumprimento das obrigações previstas na Convenção-Quadro. A Comissão também é responsável por representar o governo brasileiro e defender seus posicionamentos nas sessões da Conferência das Partes, nas reuniões de grupos de trabalho e de estudos estabelecidos pelos Estados Partes do Tratado e nas sessões dos órgãos de negociação de protocolos (instrumento vinculante com medidas para enfrentamento de um tema específico, como por exemplo, combate ao comércio ilícito de tabaco).

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024