Sipcam Nichino mostra soluções para o pomar na Expocitros 2021

Empresa destaca portfólio para controle de ácaros desfolhadores e linha completa de bioestimulantes, para elevar potencial produtivo de cultivos

27.07.2021 | 20:59 (UTC -3)
Fernanda Campos

Reconhecido entre os mais importantes encontros tecnológicos da citricultura paulista, a Expocitros 2021 será realizada no período de 26 a 29 de julho, ainda no ambiente digital, frente à pandemia de covid-19. Simultaneamente, ocorrerá a sempre aguardada Semana da Citricultura. Os eventos constituem marcas registradas da Estação Experimental Sylvio Moreira, do Instituto Agronômico (IAC), órgão da Secretaria de Agricultura a Abastecimento do Estado de São Paulo.

Presente entre as referências do setor de defensivos agrícolas, a companhia de origem ítalo-japonesa Sipcam Nichino Brasil apresenta nos eventos um conjunto de soluções para potencializar a rentabilidade do pomar, como o acaricida Fujimite 50 SC e a linha completa de bioestimulantes.

De acordo com a gerente de cultivos da Sipcam Nichino, engenheira agrônoma Carulina Oliveira, Fujimite 50 SC transfere resultados no controle dos chamados ácaros desfolhadores, principalmente os ácaros da leprose (Brevipalpus yothersi), mexicano (Tetranychus mexicanus) e purpúreo (Panonichus citri).

Conforme Carulina, o acaricida Fujimite 50 SC age por contato e ingestão, é seletivo à citricultura e também a insetos benéficos. “Trata-se de uma solução ideal ao MIP ou Manejo Integrado de Pragas”, resume. De acordo com a agrônoma, resultados obtidos em lavouras comerciais e a campo mostram que o produto, do grupo químico pirazol, registra índices de controle acima de 90% desses ácaros, sobretudo ácaros adultos, até 220 dias depois de aplicado.

Suco de laranja 

Carulina adianta que a ação ovicida de Fujimite 50 SC inibe o surgimento de novas populações de ácaros. “O produto atua ainda sobre as formas móveis dos ácaros, e entrega prolongados períodos de controle”. Segundo a Sipcam Nichino, Fujimite 50 SC foi classificado pela EPA, a agência ambiental americana, entre as ferramentas de baixo impacto para polinizadores, além de contar com o certificado LMRP (Limite Máximo de Resíduo Permitido) nos países importadores do suco de laranja.

Bioestimulantes 

Outro atrativo do estande virtual da Sipcam Nichino na Expocitros 2021, será a linha completa de bioestimulantes: Abyss, Blackjak, Stilo Verde e Nutex Premium. O potencial produtivo de cultivos de relevância econômica tem sido comprometido ano a ano, conforme especialistas, por diferentes condições ambientais que culminam no estresse ou na deficiência nutricional de plantas. Estudos recentes, da Sipcam Nichino, mostram que o déficit hídrico, por exemplo, leva a perdas potenciais de produtividade entre 70% e 75% na soja e na cana. Este cenário, assinala a empresa, pode ser controlado pela inclusão de tecnologias bioestimulantes ao manejo de lavouras.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024