Site Colmeia Viva incentiva o diálogo entre agricultores e apicultores do País

Ferramenta permite mapeamento georreferenciado de colmeias no entorno de lavouras e conecta agricultores a apicultores para preservar abelhas

10.06.2020 | 20:59 (UTC -3)
Fernanda Campos

O Movimento Colmeia Viva acaba de colocar no ar o site www.colmeiavivaapp.com.br. Trata-se da versão web do Colmeia APP, um aplicativo disponível nas lojas virtuais cuja adesão é crescente no Brasil. O lançamento do site representa mais um investimento da indústria de defensivos agrícolas no Plano Nacional de Ações Colmeia Viva. Esta iniciativa tem por objetivo construir uma relação mais produtiva entre agricultura e apicultura, pelo entrelaçamento entre agricultores e apicultores.

De acordo com o coordenador do Colmeia Viva, o médico veterinário Daniel Espanholeto, por meio do novo site e do APP os agricultores brasileiros reúnem condições para mapear colmeias num raio de até seis km de suas lavouras, por georreferenciamento, e também estabelecer comunicação em tempo real com apicultores cadastrados no mesmo ambiente digital.

Tanto o site como o APP são ferramentas de interface amigável e estratégicas na identificação de áreas nas quais há sobreposição de atividades agrícolas e apícolas. “Através da tecnologia, reforçamos a complementaridade entre defensivos agrícolas e abelhas e também o compartilhamento de responsabilidades na preservação ambiental”, salienta Espanholeto.

“O agricultor avisa quando haverá tratamento de lavouras e o apicultor toma medidas necessárias para proteger suas colmeias”, acrescenta Rhaissa Michievicy, engenheira agrônoma, analista de uso correto do Colmeia Viva. “O diálogo entre agricultor e apicultor é a chave para proteger abelhas e insetos polinizadores ante tratamentos de culturas agrícolas com defensivos.”

Segundo os porta-vozes, empresas de aviação agrícola e usinas de açúcar e etanol também encontram nas ferramentas tecnológicas do movimento um caminho eficaz para proteger cultivos e abelhas. Na região de São José do Rio Preto (SP), por exemplo, assinala a agrônoma, “houve redução significativa de incidentes envolvendo abelhas nas aplicações de defensivos agrícolas”.

“Atuamos continuamente para aumentar a adesão de produtores de cana-de-açúcar, soja, citros, algodão e hortifrutis à causa do Colmeia Viva.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024