SLC Agrícola e Perfect Flight colaboram na gestão da pulverização aérea

Uma das maiores produtoras mundiais de grãos e fibras passa a monitorar a pulverização de defensivos, com uma área processada de cerca de 2 milhões de hectares, por meio da startup

29.01.2020 | 20:59 (UTC -3)
Juliana Cabral

Sustentabilidade é a palavra de ordem no campo. Por isso, é cada vez maior o número de empresas que buscam ferramentas que otimizam as operações e auxiliam na preservação ao meio ambiente. Nesse sentido, o aplicativo Perfect Flight é um aliado, que agora será adotado pela SLC Agrícola. No total, mais de dois milhões de hectares de área processada serão monitorados, área equivalente a do estado de Sergipe, impactando diretamente na performance e preservação ambiental das plantações de soja, milho e algodão da produtora.

Segundo Leonardo Luvezuti, gestor de operações da Perfect Flight, este é o maior projeto de monitoramento e gestão de pulverização aérea até então implantado. “Somos pioneiros no desenvolvimento dessa tecnologia, atendemos empresas nacionais e multinacionais de grande impacto no agronegócio. Porém, o total de área monitorada em que trabalhamos para gerar dados e agregar valor ao produto será o maior, até hoje, em um único contrato na agricultura mundial. Estamos animados com esse desafio”, explica.

Ao longo da celebração contratual, a ferramenta será customizada para atender as premissas tecnológicas da SLC, o que acontecerá de forma colaborativa entre as partes. “O objetivo é fazer o sistema da startup se tornar cada vez mais aderente aos propósitos da companhia agrícola e aumentar a sinergia entre as duas empresas”, afirma Luvezuti.

Com o sistema desenvolvido pela startup, é possível estabelecer melhores índices de assertividade na aplicação de defensivos agrícolas, por meio de dados que ajudam a preservar recursos naturais e a evitar desperdícios de produtos e o excesso no uso de defensivos. Ao final, é possível gerar um relatório completo, com gráficos que apontam a quantidade de produto utilizado e o trajeto percorrido pela aeronave. Além disso, a startup também minimiza a deriva, atuando na “precision spray” ao produtor, ou seja, promove maior uniformidade nas aplicações, consequentemente reduzindo falhas e desperdícios, melhorando a qualidade da pulverização.

De acordo com Luiz Pannuti, Coordenador de Fitossanidade da SLC Agrícola, com o software da Perfect Flight será possível galgar mais um degrau dentro das premissas da empresa, que é melhorar a qualidade da produção e preservar os recursos naturais. “A aplicação aérea de defensivos agrícolas é uma importante operação em nosso sistema de produção. Até o momento, a empresa tinha apenas indicadores de rendimento operacional, mas pouco se podia controlar a qualidade da atividade. Acreditamos que a Perfect Flight nos ajudará a acompanhar os resultados de uma forma mais assertiva, permitindo uma tomada de decisão mais rápida, garantindo melhor eficiência e mais controle de passíveis ambientais.”

O contrato inicia em janeiro com validade de um ano, porém o acordo poderá ser estendido se as métricas de qualidade previstas forem atingidas. “Já registramos assertividade de 90% na pulverização com o uso do software, essa é a nossa meta com a SLC. Vamos mostrar que controlando o uso de defensivos conseguimos aumentar a produtividade e agregar valor ao produto final”, conta Leonardo.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024