SLC Agrícola investe em tecnologia para aumento de produtividade

Empresa investe em tecnologia e gestão para aumentar produtividade, com algodão e soja semente como culturas em ascensão

24.01.2020 | 20:59 (UTC -3)
Rejane Costa

Os investimentos em inovação tecnológica e os ajustes de operações já apresentam resultados para a SLC Agrícola. Do treinamento por realidade virtual ao mapeamento de áreas com melhor performance, a otimização dos processos permitiu avançar no plantio de culturas com maior valor agregado, ao mesmo tempo em que reduziu custos. Para atingir este patamar, conectada com as tendências mundiais em termos de gestão, a empresa focou em quatro pilares: alta eficiência, migração para o modelo de negócio asset light, crescimento em culturas de maior valor agregado e obtenção de certificações que atestam qualidade nos processos.

Os resultados e iniciativas desenvolvidas ao longo de 2019 foram apresentados em reunião pública realizada em conjunto com a Associação dos Analistas e Profissionais do Mercado de Capitais (Apimec). Estiveram presentes o CEO Aurélio Pavinato, o diretor Financeiro Ivo Brum e o gerente de Relações com Investidores Frederico Logemann, que fizeram um balanço do momento atual e projetaram ações para aumentar a eficiência e a competitividade nos próximos cinco anos.

Como parte da estratégia, a SLC Agrícola vem expandindo o plantio de algodão nas fazendas e, em breve, todas as unidades contarão com o produto. Também verificou-se um aumento pela procura de soja semente, que já é cultivada em cerca de 20 mil hectares na empresa. No campo da inovação, destaca-se o programa Agro Exponencial, determinante para acessar tecnologia voltada para a solução de problemas. Recentemente, os produtos desenvolvidos por três startups foram selecionados para fazerem parte do dia a dia dos processos. A iniciativa envolveu profissionais de várias regiões do Brasil, que responderam aos desafios propostos pela SLC Agrícola em áreas estratégicas. “A partir de agora os resultados vão começar a ficar mais visíveis, pois a implementação destes projetos traz tanto o aumento da eficácia nos procedimentos quanto a redução de custos”, avalia Logemann.

O dirigente ainda reforça a importância das certificações, tanto nacionais quanto internacionais. “Estamos sempre evoluindo na qualidade, com a obtenção de certificados ligados a processos, sustentabilidade e segurança no trabalho. Agora estamos na fase final de certificar todas as fazendas”, afirma. Entre as principais distinções, a SLC Agrícola é detentora do certificado RTRS - Round Table Responsible Soy, que atesta a produção responsável de soja. “A empresa está em linha com uma tendência de mercado, que é a produção certificada e com rastreabilidade, o que permite capturar valor também”, pondera.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024