SNA participa do 31º Congresso Brasileiro de Agronomia

O evento será realizado no centro do Rio de Janeiro, entre os dias 20 e 23 de agosto

14.08.2019 | 20:59 (UTC -3)
SNA

Assuntos relevantes para a sociedade e o agro brasileiro serão debatidos no 31º Congresso Brasileiro de Agronomia (CBA). O evento será realizado no centro do Rio de Janeiro, entre os dias 20 e 23 de agosto.

Organizado pela Associação dos Engenheiros Agrônomos do Estado do Rio (AEARJ), o CBA 2019 terá como tema central “Agronomia do Presente: Cooperativismo, Empreendedorismo, Tecnologia e Inovação”.

O objetivo do Congresso é debater assuntos importantes como a contribuição da ciência agronômica para garantir segurança alimentar à população brasileira e de todo o mundo, em meio às incertezas climáticas e à busca de eficiência e competitividade com o uso inteligente e sustentável dos recursos naturais.

O governador do Rio, Wilson Witzel, está entre as autoridades presentes à cerimônia de abertura do Congresso, no dia 20 de agosto no Teatro Municipal. Na ocasião, será prestada homenagem a Tereza Cristina, ministra da Agricultura, por ser a primeira agrônoma a coordenar os rumos da agricultura nacional.

A Associação dos Engenheiros Agrônomos também será homenageada com a medalha Tiradentes, outorgada pela Assembleia Legislativa, e a medalha Pedro Ernesto, concedida pela Câmara de Vereadores.

Programação

As atividades foram programadas para o período de 20 a 23 no Hotel Prodigy Santos Dumont, incluindo painéis, palestras, mesas redondas e minicursos de atualização profissional e desenvolvimento pessoal, além da apresentação de trabalhos técnico-científicos sobre tecnologia, inovação e questões ambientais.

Antecedendo o congresso, no dia 20 serão oferecidos minicursos, entre eles, “Como operar em commodities agrícolas na Bolsa de Mercadorias”, ministrado pelo vice-presidente da Sociedade Nacional de Agricultura (SNA), Hélio Sirimarco, e “Como produzir e comercializar com a China”, com o economista e empresário Roberto Fendt.

O painel de abertura, no dia 21 – “Agronomia do Presente – Alimentando o Mundo”, contará com a participação do ex-ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues, que falará sobre o tema “Agro é Paz”, e de José Carlos Polidoro, pesquisador da Embrapa Solos, que irá abordar temas relacionados à tecnologia e inovação.

Especialistas também irão debater assuntos relativos à empreendedorismo, associativismo, assistência técnica, programas de desenvolvimento sustentável, novas oportunidades de emprego, crédito agrícola, seguro rural, entre outros.

A palestra magna de encerramento irá reunir o ex-ministro da agricultura Alysson Paulinelli e o professor José Luiz Tejon, que irão debater a pesquisa agropecuária como instrumento de aperfeiçoamento da agricultura tropical e de marketing e mídia para um trilhão de dólares do agro brasileiro, previsto para 2025.

Presenças

Além do governador do Rio de Janeiro, também estarão presentes, entre outros, o secretário estadual de Agricultura, Eduardo Lopes, o presidente da Alerj, André Ceciliano, o presidente do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea), Joel Krüger, o presidente do Congresso e da Confederação das Associações de Engenheiros Agrônomos do Brasil, Kleber Souza Santos, e o presidente da AEARJ, José Leonel Rocha Lima.

Mais informações no site

 

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024