Soja é a primeira a receber o mapeamento geográfico da parceria Conab e Inpe

Parceria concluiu um plano para realizar o mapeamento desses grãos nos estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Rondônia e Pará

18.12.2020 | 20:59 (UTC -3)
Conab

Novas ferramentas, utilizando a geotecnologia, contribuem para aperfeiçoar as estimativas de safra do milho e da soja, commodities que são cada vez mais destaques nos mercados de exportação nacional. De olho nessa dinâmica, a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), em parceria com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), concluiu um plano para  realizar o mapeamento desses grãos nos estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Rondônia e Pará.

A partir deste mês, até março de 2021, os técnicos da Companhia estarão em campo nas principais regiões produtoras desses estados para coletar informações dos cultivos, como registro e localização geográfica, identificação das culturas, fases do desenvolvimento, entre outros, a fim de validar o mapeamento prévio realizado por imagens de satélite.

O objetivo é fazer, inicialmente, o mapeamento da soja nessas regiões, mas a ideia é avançar para outras localidades produtoras do Brasil. A previsão da Conab é que, a partir de maio, já  sejam produzidos os primeiros resultados da estimativa de área e o mapeamento, informações que devem contribuir muito para o aprimoramento dos estudos de estimativas de área e conhecer a localização geográfica da produção da leguminosa nesses estados.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024