NOTÍCIAS

Soja Plus apresenta balanço das atividades realizadas em 2019

O Soja Plus é o maior programa privado de assistência técnica e tem o objetivo de melhorar de forma contínua a gestão ambiental, social e econômica das propriedades rurais produtoras de soja.

Nesta quinta-feira, dia 28 de novembro, foi realizado na Universidade Federal de Viçosa (UFV), em Minas Gerais, o Seminário Soja Plus Brasil 2019. O encontro, reuniu 340 integrantes de Associações e Federações da cadeia agrícola, para apresentar os resultados do Programa Soja Plus em 2019 e as perspectivas para o próximo ano. O Soja Plus é o maior programa privado de assistência técnica oferecido aos produtores rurais brasileiros e tem o objetivo de melhorar de forma contínua a gestão ambiental, social e econômica das propriedades rurais produtoras de soja, por meio de planos de ações elaborados por equipes técnicas especializadas.

O Seminário contou com palestras e discussões sobre temas importantes relacionados à sustentabilidade na cadeia da soja. A primeira sobre mudanças do uso do solo e potencial de fixação do carbono na cultura da soja, ministrada pelo professor Marcos Heil Costa. E a segunda sobre a sustentabilidade hídrica para expansão sustentável da irrigação e produção de alimentos, apresentada pelo professor Everardo Mantovani. Ambos os profissionais são integrantes do Departamento de Engenharia Agrícola da UFV.  O encontro contou também com cursos do Banco do Brasil sobre projetos agropecuários e crédito agrícola e especialistas em saúde e segurança ocupacional.

Para Bernardo Pires, gerente de sustentabilidade da Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (ABIOVE), entidade que lidera o programa, o Soja Plus tem desempenhado um papel muito importante na consolidação das melhores práticas de sustentabilidade dentro das fazendas produtoras de soja. “O Soja Plus é fundamental para gerar melhores oportunidades sociais e econômicas nas principais regiões produtoras, apoiando toda a cadeia produtiva no crescimento sustentável tão necessário para que o Brasil siga na liderança do competitivo mercado internacional da soja”, afirma.

Além da ABIOVE e da UFV, participam do Seminário a Associação Brasileira de Agricultores e Irrigantes da Bahia (AIBA), a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (FAEMG), a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso do Sul (FAMASUL) , a Associação de Produtores Rurais e Irrigantes do Noroeste de Minas Gerais (Irriganor), o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso do Sul (SENAR/MS), Banco do Brasil e Além de empresas como Cargill, Riber Sementes, KWS Sementes, e Instituto BioSistêmico.

Todas as informações sobre o programa estão disponíveis no site

 

ver mais notícias
CADASTRO DE NEWS
  • Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura