Soja Plus continua com foco ambiental e novas adesões em 2018

Workshop realizado em Cuiabá (MT) com estados participantes do programa também definiram e o desenvolvimento de ferramentas para o tema de resíduos sólidos

22.02.2018 | 20:59 (UTC -3)
Ascom Aprosoja

O módulo ambiental continuará sendo foco do Soja Plus durante 2018. O programa, no entanto, ganha um reforço em suas metas. Durante o IV Workshop de Planejamento do Soja Plus Brasil, realizado na terça-feira (20), em Cuiabá, ficou definido a busca de novas ferramentas de gestão de propriedades rurais. 

 
Outra meta será o aumento das adesões. Hoje, o programa de melhoria contínua das condições sociais, de trabalho e ambiental nas fazendas produtoras de soja atende os estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Bahia e Goiás. Juntos os estados somam 1.852 propriedades rurais. 
 
Goiás, que entrou no final de 2017, já alcançou 30 propriedades. Por lá, o projeto é uma parceria entre a Cargill e o Instituto Biosistêmico (IBS). Para ampliar o número de produtores, neste ano a Aprosoja Goiás também deve aderir ao programa. 
 
Mato Grosso do Sul também tem novidades. Antes coordenado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso do Sul (Senar-MS), agora o Soja Plus está sob comando da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul (Famasul). Com 680 propriedades, o estado espera chegar a mais de 700 até final de 2018. 
 
Minas Gerais conta hoje com 63 propriedades e, neste ano, deve reformular a forma de atuação. A meta é finalizar o ano com 80. A Bahia tem 180 propriedades e a expectativa é que mais 50 adesões ocorram ao longo do ano. 
 
Com 901 propriedades, Mato Grosso também visa ampliação do programa. “Estas 901 propriedades representam cerca de 1.300 produtores. Nosso objetivo é que cheguemos ao fim deste ano com 1.500 produtores no Soja Plus”, explica Cristiane Sassagima. 
 
Uma novidade também para 2018 é a criação de seminários regionalizados. “Hoje, dentro do Soja Plus, nós temos ferramentas e treinamentos para saúde e segurança dos trabalhadores, auxílio na área ambiental, como análises de geoprocessamento, de reservas legais e de Áreas de Preservação Permanente (APP’s). Agora, o que queremos, é também desenvolver seminários regionalizados com temas recorrentes, elaboração de novas ferramentas que auxiliem os agricultores na melhoria continua de sua propriedade e incluir na grade de treinamentos do programa o curso das normas regulamentadoras (NR’S) 10 e 20”, explica a gerente de Pesquisa e Gestão de Propriedades da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja), Cristiane Sassagima. 
 
De acordo com ela, as definições destas ferramentas serão decididas em conjunto, com todos os estados participantes do Soja Plus e também com a Associação Brasileira das Indústrias de Óleo Vegetal (Abiove). 
  
Soja Plus - Desenvolvido em 2011 pela Associação dos Produtores de Soja e Milho do Estado de Mato Grosso (Aprosoja) e pela Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove), o Soja Plus tem o objetivo de fazer com que produtores rurais apliquem boas práticas em relação às legislações trabalhista, social e ambiental. 

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024