Soja supera atraso no plantio e testa recorde em 2020/21

Segundo StoneX, clima de dezembro vai ser determinante para consolidar safra cheia

01.12.2020 | 20:59 (UTC -3)
Cristina Arinelli

Apesar das preocupações com as condições climáticas no Brasil, após o plantio da soja ter começado com atrasos, a consultoria StoneX divulgou aumento na estimativa de produção da safra 2020/21, em 133,9 milhões de toneladas, nesta terça-feira (01/12), em sua revisão de dezembro, contra 133,48 milhões de toneladas estimados no mês anterior.

“Essa produção maior foi motivada pelo crescimento da área plantada, de 180 mil hectares, frente a novembro, com o total nacional alcançando 38,3 milhões de hectares”, explicou o grupo, em relatório. Por outro lado, houve leve recuo da produtividade média, para 3,49 toneladas por hectare, resultado da revisão nas perspectivas para o Mato Grosso, com o rendimento esperado caindo de 3,48 para 3,45 toneladas por hectare. Destaca-se que algumas áreas do estado registraram a necessidade de replantio, devido à falta de umidade.

“De qualquer forma, o mês de dezembro vai ser determinante para o resultado final. Caso o padrão de chuvas se mostre mais regular e em bons volumes, a perspectiva de uma safra recorde deve se consolidar”, afirmou.

Em relação à safra 2019/20 de soja, a StoneX trouxe um pequeno aumento da produção, para 124,53 milhões de toneladas. Contudo espera-se que os estoques finais fiquem ainda mais baixos, em 310 mil toneladas, resultado do ajuste nas exportações, para 83 milhões de toneladas.

Para o ciclo 2020/21, apesar das perspectivas da produção recorde, em 133,9 milhões de toneladas, a demanda deve continuar aquecida, em função do real desvalorizado, da elevada demanda internacional pelo grão brasileiro e da procura firme proveniente da indústria de carnes doméstica. “Apesar das expectativas otimistas, o clima deverá continuar no centro das atenções, em meio a potenciais perdas pela falta de chuvas”, resumiu a consultoria.

Estimativas StoneX - Soja Brasil
Estimativas StoneX - Soja Brasil
Estimativas StoneX - Soja
Estimativas StoneX - Soja

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024