​Soja sustentável será impulsionada pelo recorde da produção brasileira do grão até 2025

Por Olaf Brugman, presidente da Associação Internacional de Soja Responsável (RTRS)

13.07.2016 | 20:59 (UTC -3)
Angélica Cortez

Mais uma vez as projeções para a produção de soja são excelentes para quem trabalha com o grão. Segundo dados recentes da FAO (Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura), o Brasil será o maior produtor de soja do mundo até 2025 e irá ultrapassar os EUA, sendo responsável por uma parte significativa da expansão agrícola nos próximos dez anos.

A produção atingirá 135 milhões de toneladas e será suficiente para abastecer tanto o setor de óleos vegetais quanto como proteína para os animais. A produção de soja responsável, certificada pela Associação Internacional de Soja Responsável (RTRS), será impulsionada por esse recorde na produção brasileira e, até 2020, estamos trabalhando para que o país alcance pelo menos 5 milhões de soja responsável.

Nosso objetivo é promover a produção de soja responsável por meio da melhoria da gestão da produção e permitir que todos os atores da cadeia de abastecimento da soja também assumam sua responsabilidade. O padrão RTRS de produção define os seguintes critérios e requisitos para se tornar um produtor certificado: cumprimento legal e boas práticas empresariais, condições de trabalho responsáveis, relações responsáveis com as comunidades, responsabilidade ambiental e boas práticas agrícolas.

Para os produtores, as principais vantagens econômicas são as oportunidades de acesso a mercados internacionais e programas de financiamento, possibilidade de recompensa decorrente da venda de material certificado e redução dos custos devido ao maior controle sobre os insumos. Além disso, existem duas formas de comercializar produção certificada RTRS: a possibilidade de venda de créditos (um crédito é igual a uma tonelada de soja certificada RTRS) ou a comercialização do material físico. Em ambos os casos, por meio de uma plataforma tecnológica de comercialização, o RTRS facilita a vinculação entre produtores e compradores, otimizando o processo de comercialização.

Em relação ao meio ambiente, os benefícios são a manutenção da biodiversidade e alto valor de conservação, melhoria no solo e qualidade da água, redução da poluição, menor produção de resíduos por meio de aplicação sistemática e reconhecida de técnicas de Manejo Integrado de Cultivos. O intuito do RTRS é atender a crescente demanda mundial por alimento, uma vez que a soja é a maior fonte de proteína disponível.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024