Sojicultura e desenvolvimento sustentável são destaque na AgroBrasília Digital

O painel abordou a importância da soja para o agronegócio brasileiro

10.07.2020 | 20:59 (UTC -3)
Dâmares Vaz

Abrindo o último dia de eventos da AgroBrasília Digital, ocorreu nesta sexta-feira, 10 de julho, a live “Sojicultura Nacional e os Bioinsumos: novas oportunidades para o setor”. O webinar foi transmitido pelo canal do YouTube da AgroBrasília e pela plataforma.

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) lançou no final de maio o Programa Nacional de Bioinsumos, visando a regulamentação e o registro de novos produtos e o incentivo ao uso dos biológicos. Segundo o Mapa, o controle biológico de pragas é feito em cerca de 20 milhões de hectares no Brasil.

Conduzido pela jornalista Fabélia Oliveira, o painel abordou a importância da soja para o agronegócio brasileiro, além das inovações em insumos que estão proporcionando o aumento da produtividade e a redução dos custos.

A soja é a principal cultura agrícola brasileira, movimentando mais de US$ 100 bilhões por ano. O presidente da Aprosoja Brasil, Bartolomeu Braz Pereira, pontuou a importância da oleaginosa, que deve atingir uma produção de 120,9 milhões de toneladas na safra 2019/2020.

De acordo com Cleber Soares, diretor de Inovação do Mapa, o Brasil tem potencial para se tornar um grande produtor de alimentos de maneira sustentável. O uso de bioinsumos busca restaurar o equilíbrio biológico da região, a fim de proporcionar a produção sustentável da lavoura e aliar rentabilidade com preservação ambiental.

Cláudio Malinski, produtor rural no PAD-DF, destacou que os cuidados na utilização de bioinsumos são muitos, para evitar contaminações e evitar o desperdício na aplicação. Os produtos biológicos com microrganismos feitos diretamente na fazenda, quando comparados aos químicos industrializados, possuem vida útil menor, o que implica cuidados maiores de conservação.

Embora este seja o último dia de eventos, os conteúdos da plataforma digital.agrobrasilia.com.br continuarão disponíveis por mais 30 dias e todas as lives oficiais do evento ficarão salvas na página do YouTube da AgroBrasília.



Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024