NOTÍCIAS

Solução de controle automático de 12 seções está disponível em duas adubadoras da Jacto

Diferencial tecnológico está disponível para os equipamentos de adubação à lanço, as adubadoras UNIPORT 5030 NPK e Tellus 10.000 NPK.

A operação de adubação vem ganhando inúmeros benefícios com a disponibilização de equipamentos e tecnologias que possibilitam precisão na dosagem, facilidade de regulagem e faixas de aplicação maiores e mais uniformes.

Uma dessas tecnologias é o Controle automático de 12 seções. A ferramenta amplia as soluções disponíveis para o portfólio de adubação à lanço da Jacto, integrando os diferenciais tecnológicos da adubadora automotriz UNIPORT  5030 NPK e da adubadora tracionada Tellus 10.000 NPK.

A tecnologia permite a segmentação da faixa de aplicação em até 12 seções, controladas automaticamente. Trata-se de um sistema que traz para a operação de adubação uma importante redução no custo com fertilizantes.

“Ao fechar e abrir individualmente as diferentes seções, o equipamento minimiza as sobreposições nas entradas e saídas da bordadura”, explica Paulo Guirao, gerente de produtos da linha de pulverizadores automotrizes e adubação da Jacto. “Com esta tecnologia, a redução do consumo de fertilizantes pode chegar a 15%, representando economia para o agricultor e maior proteção ambiental”, reforça.

Novo patamar para adubação a lanço 

A adubadora automotriz UNIPORT 5030 NPK e a adubadora tracionada Tellus 10.000 NPK fazem parte de uma nova geração de equipamentos para adubação com diferenciais tecnológicos criados pela Jacto que possibilitam benefícios nessa operação, entre eles uma aplicação de maior qualidade.

A UNIPORT 5030 NPK é uma adubadora automotriz com reservatório de 5.000 kg de capacidade e faixa de aplicação de até 50 metros para fertilizantes granulados e 12 metros para produtos em pó. Possui motor de 243 cv, transmissão 4X4 independente e inteligente, suspensão pneumática independente e vão-livre de 1,5 metro. O motor diesel tem controle automático de rotação e é integrado com a transmissão possibilitando redução no consumo de combustível.

A Tellus 10.000 NPK é uma adubadora tracionada com reservatório de 10.000 kg de capacidade. Também realiza a distribuição de fertilizantes em ampla faixa de aplicação, de até 50 metros, além da aplicação de produtos em pó. Possui transmissão com acionamento hidráulico, requer trator com potência mínima de 110 cv e trabalha em velocidades de 4 a 18 km/h.

“Ambas têm o mesmo reservatório e a mesma capacidade para fertilizantes granulados, que é de 5.000 kg. Já para produtos em pó, a Tellus 10.000 NPK permite que o reservatório seja preenchido no seu volume máximo, podendo chegar à 10.000 kg de capacidade”, explica Guirao.

O conjunto de tecnologias presentes nas duas adubadoras possibilita uma adubação de precisão, com o controle da dosagem a ser aplicada,  que pode ser feito por meio do Sistema PrecisionWay, tecnologia para controlar a dosagem, ponto de queda do fertilizante nos discos e formato das pás, distribuindo os insumos na dose certa, com qualidade e uniformidade ao longo de toda faixa de aplicação.

Outras tecnologias presentes nos dois equipamentos são o SmartSet e o Controle de bordadura. O SmartSet é uma softwares construído para auxiliar no ajuste da faixa de aplicação da automotriz UNIPORT 5030 NPK e da Tellus 10.000 NPK. Por meio de um site, em quatro passos, é possível obter os dados de regulagem necessários para uma diversidade de marcas e tipos de fertilizantes.

Já o Controle de bordadura é um sistema que permite reduzir os erros de aplicação nas operações de bordadura, evitando a aplicação de fertilizantes em áreas não desejadas, como carreadores e áreas de reserva.

ver mais notícias
CADASTRO DE NEWS
  • Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura