Soluções para a fertilidade e correção do solo serão apresentadas na Fenatrigo

SulGesso estará no pavilhão AgroTech, com informações sobre adubação e fertilidade do solo

15.05.2019 | 20:59 (UTC -3)
Emerson Alves

A SulGesso, empresa catarinense  de fornecimento de sulfato de cálcio, estará presente no evento da triticultura no Rio Grande do Sul para demonstrar os benefícios da nutrição e cuidados com o solo. A Fenatrigo, que ocorre de 15 a 19 de maio em Cruz Alta, noroeste do estado, deve reunir produtores e interessados no que que há de novidades para setor agropecuário.

O evento, que é realizado tradicionalmente no Parque Integrado de Exposições de Cruz Alta, terá como novidade este ano o pavilhão AgroTech, um espaço dedicado à agricultura de precisão. E será nesse ambiente que a SulGesso vai apresentar suas soluções para melhorar a fertilidade do solo, que tem como fonte principal o sulfato de cálcio granulado e in natura.

No estande da empresa, o visitante encontrará informações e instruções sobre os benefícios e resultados atingidos por produtores em todo o país, após a aplicação do SulfaCal e do GessoFer, produtos que atuam no equilíbrio químico e como condicionador de solo, respectivamente. 

Trigo: SulfaCal x Alumínio Tóxic

Com a proximidade da finalização da colheita de verão, começa o planejamento para as lavouras de inverno, onde o trigo é um dos destaques. O cereal, que no RS encontra cerca de 25% da sua produção nacional, embora seja uma planta adaptável a diferentes tipos de solo, necessita de um solo com fertilidade média e que não seja muito ácido ou mal drenado, isso para desenvolver todo seu potencial produtivo, como explica o engenheiro agrônomo e especialista em solo, Eduardo Silva e Silva.

“Entre os principais desafios enfrentados nas lavouras, o combate ao alumínio tóxico é primordial, visto que afeta negativamente as culturas, sobretudo na região noroeste do estado. Para combater esse vilão e propiciar uma correta construção de fertilidade do solo, o cálcio e o enxofre se destacam como nutrientes essenciais”, afirma.

Trata-se de uma cultura de inverno altamente suscetível às oscilações de tempo e clima, e as quantidades produzidas anualmente sofrem variações consideráveis. Por isso, a importância do preparo do solo no inverno vai refletir não só na cultura em questão, mas trará resultados nas principais safras de verão, como milho e soja. “É importante adubar a cultura de inverno para que a palhada fique adubada para mais a frente cultivar a soja, onde é utilizado o sistema de plantio direto com rotação de cultura”, destaca o agrônomo.

É no inverno que se prepara a lavoura para a cultura de grãos no verão. No caso do plantio direto, Eduardo explica que o sulfato de cálcio entra como protagonista, fundamental na adubação de sistema, ou seja, uma parte da adubação no inverno e o resto no verão. “Ainda há uma mentalidade de que cultura de inverno não precisa de adubação, mas o ideal é investir na adubação e nutrição do solo, 70% no inverno e 30% no verão”, enfatiza o especialista.

O sulfato de cálcio atua nas camadas mais profundas do solo, combatendo o vilão alumínio tóxico e melhorando o ambiente radicular. Na forma granulada, apresenta grandes ganhos para o produtor em termos de redução de custo e quantidade de aplicação.

Para o diretor comercial da SulGesso, Marcelo Fortunato, é de extrema importância participar de eventos como a Fenatrigo, em uma região superprodutora de grãos no RS. “Precisamos de um agro forte para um Brasil forte, pois é no campo que está a força para o país crescer”, destaca Fortunato.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024