Soluções para nematoides são destaques da Rotam no 15ª Agronegócios Copercana

Empresa levará ao evento o seu prebiótico e nematicida para a cana-de-açúcar, de 25 a 28 de junho, em Sertãozinho (SP)

24.06.2019 | 20:59 (UTC -3)
Kassiana Bonissoni

O prebiótico da Rotam, Maskio, e o nematicida, Pontiac 350 SC, são os destaque da empresa para o 15ª Agronegócios Copercana, de 25 a 28 de junho, em Sertãozinho (SP). Ambos os produtos são soluções para os famosos nematoides na cultura da cana-de-açúcar. “Sabemos da importância que tem o manejo da cultura para com os nematoides. A empresa busca levar o que há de mais atual e com resultados para o produtor”, destaca o coordenador de marketing, Lucas Ferreira.

O Maskio estimula o desenvolvimento e proliferação de fungos e bactérias predadores naturais dos nematoides presentes no solo, além de atuar diretamente na elevação do vigor da cultura. “O produto pode ser aplicado em todas as épocas do ano, em todos os ambientes de solo, e em quaisquer condições de umidade. Além disso, é compatível com os principais agroquímicos utilizados no sulco de plantio da cana-de-açúcar”, explica, Cassio do Prado, desenvolvimento de mercado para a cultura.

Problema antigo

O nematoide é um problema antigo no País e na cana chega a causar redução média de 25% na produção dependendo da infestação. Os tipos mais comuns nos canaviais são Meloidogyne incógnita, Meloidogyne javanica, Pratylenchus zeae e Pratylenchus brachyurus. “O produto age no solo, elevando o crescimento das bactérias, Bacillus e Pseudomonas e dos fungos Trichoderma e Penicillium estes micro-organismos são benéficos, pois são nematófagos, e já se encontram nos solos brasileiros, o uso do Maskio proporciona o seu desenvolvimento”, explica Prado.

A outra área de atuação do Maskio é no vigor de plantas, impactando no crescimento radicular, acelerando a brotação e no desenvolvimento da parte superior. Uma pesquisa realizada em oito áreas comerciais de usinas de açúcar e álcool em São Paulo e Paraná avaliou o desempenho do produto. “O resultado médio das oito usinas apontou um incremento de até 400 kg açúcar por hectare. Ou seja, todas as características do produto resultam em maior rendimento”, avalia o especialista da Rotam do Brasil.

Nematicida

Além do Maskio, a Rotam deixará a disposição dos cooperados e do público, o nematicida e também inseticida Pontiac 350 SC, do grupo químico Metilcarbamato de oxima para aplicação no sulco da planta. O produto auxilia na diminuição dos vermes, além de elevar o vigor do canavial e por consequência aumentar o índice de área foliar e desenvolvimento dos perfilhos.

O produto age diretamente contra os nematoides e gera vários benefícios, como explica Carlos Guarnieri, Técnico Sênior da Estação Experimental, de Arthur Nogueira-SP. “Os polímeros do produto protegem a molécula nas diversas condições de uso. Além disso, Pontiac 350SC é dotado de filtro solar em sua formulação, o que evita a fotólise, que é a decomposição dos produtos químicos, através da ação solar. Os componentes presentes em sua formulação também proporcionam excelente estabilidade, homogeneização e compatibilidade na calda de aplicação e assim incrementando do rendimento operacional”, explica.

Rotam do Brasil - A Rotam CropScience é uma empresa global de agroquímicos, fundada em 1950, com foco em proteção de cultivos, com atuação direta em mais de 75 países. Com operações de fabricação na China, a empresa fornece produtos de qualidade e suporte técnico profissional que vão desde proteção de cultivos, nutrição de plantas e sementes. A filial no Brasil fica em Campinas/SP e a estação experimental em Arthur Nogueira/SP.

Serviço

15ª Agronegócios Coopercana

Data: 25 a 28 de junho, das 13h às 19h

Local: Estrada Herminio Bizio n° 28

Recreio Planalto, ao lado do Cred Clube Copercana

Sertãozinho, SP

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024