Soluções para reforçar o setor agroalimentar brasileiro

A TOMRA Food projeta e fabrica sistemas de classificação baseados em sensores para a indústria alimentícia e já conta com uma vasta experiência nos mercados internacionais

30.10.2018 | 20:59 (UTC -3)
Tomás Tim-Tim

Soluções de seleção e descascamento de alimentos. É este o foco da TOMRA Food. A empresa multinacional, originada na Noruega, possui escritório no Brasil. A TOMRA Food oferece máquinas de classificação para uma vasta gama de aplicações de alimentos, frescos e processados próprios do país como: batatas (inteiras ou processadas), frutas e verduras (secas, frescas ou congeladas), nozes (amendoim, caju), sementes de milho, confeitaria e café. Com um foco importante em P&D+I, a TOMRA Food procura ajudar as empresas agroalimentares. As suas máquinas classificadoras garantem qualidade e rendimentos, que se traduzem em uso mais eficiente dos recursos.

Tecnologia baseada em sensores

As máquinas TOMRA usam uma variedade de sensores. A espectroscopia do infravermelho próximo (NIR) permite uma análise da estrutura molecular de um produto, enquanto os raios X, a iluminação fluorescente e os lasers medem a composição elementar dos objetos. A composição interna e a estrutura da superfície dos objetos também podem ser analisadas para determinar o produto.

A classificação ótica da TOMRA ajuda a maximizar o desempenho de nossos clientes, aumentando sua precisão e eficiência. A tecnologia baseada em sensores é capaz de processar grandes volumes de alimentos enquanto ajuda a selecionar e rejeitar materiais estranhos. O resultado é uma redução no desperdício de material e um aumento na economia de tempo em relação às técnicas de classificação manual. 

João Medeiros, Gerente Comercial da TOMRA Food Brasil, acompanha todo o processo comercial juntamente com uma equipe de técnicos especializados que vão analisar quais as melhores soluções para cada tipo de planta no país. O responsável explica que a TOMRA “com a sua capacidade e desempenho pode, sem dúvidas, agregar valor para aplicações como batatas e outros vegetais, frutas, frutos secos, sementes de milho e não esquecendo o café, onde o Brasil é um dos principais produtores do mundo”. O responsável acrescenta ainda que “a TOMRA fornece tecnologias únicas como o laser, que não são oferecidos por fabricantes brasileiros, tornando-se um diferencial, oferecendo assim um retorno financeiro mais rápido que a grande parte dos clientes imaginam”.

As máquinas

Sentinel II, Genius, Zea, Helius e Nimbus.  É a seleção de máquinas, que faz parte do amplo portfólio da empresa. Começando pela seleção de frutas e vegetais, e sendo umas das principais aplicações para os tomates e os pêssegos, a empresa apresenta a Sentinel II. A máquina foi projetada para classificar várias aplicações de alimentos.

Para a seleção de vegetais a TOMRA Food desenvolveu a Genius. É uma máquina de seleção modular que pode ser adaptada às necessidades e exigências específicas de uma planta. Com câmeras, o classificador apresenta uma variedade de tecnologias de inspeção empregadas em várias zonas de inspeção. 

Por sua vez, a ZEA é uma máquina de separação de alimentos baseada em sensores para os produtores de grãos de milho classificarem/separarem espigas com cascas, imperfeições, doenças e tamanhos. A Zea emprega sensores óticos de cor e infravermelho próximo (NIR NearInfra-Red) instalados na parte superior para escanear "durante o uso" a superfície de cada item. Isso permite uma visualização desimpedida do produto com uma separação de alta capacidade. 

Para a seleção de amendoins, a TOMRA Food apresenta duas máquinas que ajudam a potenciar exponencialmente os resultados: Helius e Nimbus. Processadores de produtos secos se beneficiam com o classificador Helius da TOMRA, especializado na seleção de produtos secos fluidos, como sementes, arroz, nozes, grãos e muitos outros. Equipadas com até 12 sinais individuais de laser, identificam todas as imperfeições de cores, estrutura, tamanho e forma em um fluxo de produtos de boa qualidade. Fortes ejetores de ar eliminam de forma precisa as imperfeições dos produtos em boas condições. 

Por fim, com uma combinação de várias tecnologias de separação, a máquina de separação Nimbus modelo queda livre é a resposta para as sempre elevadas exigências da indústria de alimentos e dos processadores individuais. 


Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024