NOTÍCIAS

Soluções tecnológicas para o agronegócio da cultura do arroz estão na Agrotins

Haverá a apresentação de trilhadora de arroz voltada à colheita em pequenas lavouras. Foto: Sebastião Araújo

A Embrapa Arroz e Feijão está apresentando durante a Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (Agrotins) duas opções para o cultivo do arroz em terras altas: a cultivar BRS A501 CL e a linhagem AB072083; e também uma linhagem de arroz irrigado AB131092. Parcelas demonstrativas semeadas com esses materiais poderão ser conferidas pelos visitantes do evento em dois locais: na Unidade de Aprendizagem Técnica (UAT) da Embrapa na Agrotins, durante os dias de campo que serão feitos entre 08 e 10 de maio; e na vitrine de tecnologias onde estão expostas soluções para o agronegócio.

Haverá ainda a apresentação de trilhadora de arroz voltada à colheita em pequenas lavouras. Normalmente, o trilhamento é realizado de forma manual, batendo-se as plantas num anteparo rígido para o desprendimento dos grãos. Esta operação induz a uma baixa capacidade de trabalho, limita a expansão das pequenas áreas de cultivos e impede a realização da colheita no momento adequado. O trilhamento mecânico do arroz não apenas melhora a eficiência da mão de obra, como também reduz os danos aos grãos no beneficiamento.

No dia 08 de maio, das 14h30 às 15h, o pesquisador Daniel de Brito Fragoso irá ministrar na Arena Ruraltins a palestra: “Recuperação de pastagens degradadas com arroz de terras altas”. Daniel de Brito Fragoso tem experiência na área de Agronomia, com trabalhos nas linhas de pesquisa: manejo integrado de pragas e toxicologia de inseticidas/resistência de insetos-praga a inseticidas.

 


ver mais notícias