Sorgo e milheto têm Zarc validado no Mato Grosso do Sul

Sorgo granífero e o milheto possuem altíssimo valor de proteção de solo

20.08.2020 | 20:59 (UTC -3)
Embrapa

O Zoneamento Agrícola de Risco Climático (Zarc) para o cultivo de sorgo granífero e milheto em Mato Grosso do Sul ocorreu durante Reunião de Validação On-Line, realizada na quinta-feira, 13 de agosto, por meio de WebConferência. O Zarc indica os períodos mais favoráveis para plantio por cultura e por município, levando em conta as características do clima, o tipo de solo e ciclo de cultivares. A ferramenta é útil para o produtor evitar que adversidades climáticas coincidam com as fases sensíveis das culturas e para assim reduzir perdas agrícolas.

O sorgo granífero e o milheto possuem altíssimo valor de proteção de solo, e fazem parte do patrimônio do agricultor brasileiro, explicou o pesquisador da Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas, MG), Daniel Pereira Guimarães, que disse ainda que “esses grãos de origem tropical, são tolerantes a seca, apresentam alta resistência e contribuem com a cobertura do solo”.

Participaram do evento cerca de 50 pessoas, sendo representantes de cooperativas, da assistência técnica rural pública e privada, instituições bancárias, produtores de milheto e de sorgo, pesquisadores e técnicos da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).

Essa reunião de validação foi coordenada por Carlos Ricardo Fietz, pesquisador da Embrapa Agropecuária Oeste (Dourados/MS) e teve sua abertura realizada por Walder Antonio Gomes de Albuquerque Nunes, chefe adjunto de Pesquisa e Desenvolvimento da Embrapa Agropecuária Oeste, . 

A reunião contou com as apresentações de Daniel Pereira Guimarães, pesquisador da Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas, MG); Eder Comunello, pesquisador da Embrapa Agropecuária Oeste (Dourados, MS) e Laurimar Gonçalves Vendrusculo, pesquisadora da Embrapa Informática Agropecuária (Campinas, SP). O encerramento do evento foi feito pelo pesquisador Silvando Carlos da Silva, da Embrapa Arroz e Feijão (Santo Antônio de Goiás, GO).

Willian Sawa, Diretor Executivo da Latina Seeds (Foz do Iguaçu/PR), responsável por atividades comerciais da empresa no Brasil e Paraguai, considerou essa reunião de validação relevante e acrescentou “essa foi a primeira reunião de validação de Zarc que participei. Eu fiquei impressionado com a quantidade de dados que a Embrapa dispõe e com a qualidade da informação que está sendo gerada pela instituição, especialmente em termos de georreferenciamento. São dados de alto nível e extremamente relevantes para os produtores”.

Zarc

O Zarc, projeto liderado pela Embrapa Informática Agropecuária (Campinas, SP), é uma ferramenta fundamental para apoiar o produtor rural no planejamento e execução de atividades agrícolas. 

Também é referência para o agricultor obter benefícios do Programa de Garantia de Atividade Agropecuária (Proagro) e para o Seguro Rural. O Zarc pode ser acessado pelo aplicativo Plantio Certo (disponível no aqui). 

Desenvolvido pela Embrapa, com apoio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e Banco Central do Brasil. O objetivo do Zarc consiste em reduzir o impacto negativo das adversidades climáticas (geadas, estiagem, excesso de chuvas, granizo, entre outros) coincidam com as fases mais sensíveis das culturas, minimizando as perdas agrícolas.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024