Sorriso (MT) sedia dia de campo sobre feijão irrigado

O objetivo do evento foi fomentar a cultura do feijão comum em Mato Grosso, principalmente, como uma opção de rotação de cultura nas áreas de pivô

29.07.2016 | 20:59 (UTC -3)
Rodrigo Peixoto

Aconteceu nesta sexta-feira (29/07), na cidade de Sorriso (MT), o "Dia de Campo de Feijão Irrigado" na Fazenda Macapé. O evento reuniu pesquisadores, produtores e técnicos ligados à cultura do feijão.

O objetivo do evento foi fomentar a cultura do feijão comum em Mato Grosso, principalmente, como uma opção de rotação de cultura nas áreas de pivô. O Dia de Campo teve a participação da pesquisadora Eliane Quintela e do analista Marcos Marangon, ambos da Embrapa.

A pesquisadora Eliane Quintela ministrou palestra sobre estratégias de manejo de mosca branca. "Essa é a principal praga do feijão e vem causando sérios prejuízos nas lavouras de todo o país. Muitas regiões já implementaram o vazio sanitário em virtude da presença dela", explica a pesquisadora.

O analista Marcos Marangon apresentou um painel onde foram mostradas 11 cultivares, sendo cinco do tipo 'carioca', três de feijão preto e três especiais. "Podemos dar destaque para a BRSMG Madrepérola, com tipo de grão carioca, e que possui alto potencial produtivo e mantém a cor clara por mais tempo em relação às cultivares que hoje estão no mercado. Além dela, há a BRS Ártico, um feijão especial branco, gerado no Brasil, e que possui padrão internacional, estando voltado a nichos de mercado. Por fim, cabe ressaltar mais duas cultivares que já estão consolidadas, a BRS Estilo, carioca, e a BRS Esteio, preto. Além delas, outros materiais em breve também estarão disponíveis no mercado", disse Marangon.

O Dia de Campo foi promovido pelas empresas Agro Sistemas, Basf, Satis, Biológica, Embrapa e LC Sementes. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (66) 3544-8627.

Autor: Pedro Henrique Lopes Sarmento - Analista da Embrapa Arroz e Feijão


Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024