Startup lança receituário agronômico com assinatura digital e app off-line

Com a plataforma é possível gerar o documento off-line, de forma otimizada e segura, de acordo com as exigências dos órgãos de fiscalização

02.04.2020 | 20:59 (UTC -3)
Thais Rodrigues da Cruz

O Grupo Siagri, empresa de tecnologia para agronegócio, acaba de lançar a startup AgriQ. A empresa trouxe ao mercado o software de mesmo nome, voltado para a emissão de receitas agronômicas. Com a plataforma, é possível gerar o documento off-line, de forma otimizada e segura, de acordo com as exigências dos órgãos de fiscalização.  

Receituário agronômico: atendimento à legislação, segurança ambiental e alimentar 

Para adquirir qualquer defensivo agrícola, é preciso apresentar a receita agronômica ao estabelecimento de compra. O documento é emitido pelo responsável técnico e seu principal objetivo é a utilização correta do produto. A receita agronômica contém orientações relacionadas à quantidade, período de aplicação e cultura indicada. Outros dados que o arquivo contém são: orientações de proteção ao trabalhador que fará o manuseio, cuidados com o meio ambiente, além da destinação final das embalagens vazias dos defensivos.  

Receita agronômica em poucos passos 

A emissão de receitas agronômicas é burocrática e podem ocorrer erros. Com o AgriQ, é possível emiti-las com agilidade e segurança, já que no sistema estão cadastrados todos os dados de defensivos agrícolas autorizados pelo Ministério da Agricultura. Isso traz mais assertividade, facilita o preenchimento da receita e agiliza o trabalho do responsável técnico.  

O AgriQ  possui também seu aplicativo, disponível para Android e IOs, que possibilita a emissão do documento off-line quando o usuário estiver fora do alcance da internet. O CEO da startup, Adeilson Miranda, conta que na solução, além dos nomes dos defensivos agrícolas, há também culturas registradas nas bulas dos produtos e a dosagem permitida.  

“A emissão de receitas agronômicas requer muito tempo, pois exige um preenchimento de dados minucioso. Com a solução, é possível ganhar praticidade e agilidade, já que os principais dados já estão na base do AgriQ. Assim, o emissor precisará preencher poucos campos", explica. "Outro ponto importante é o auxílio que o agrônomo tem em relação à legislação. Estamos sempre atualizando a plataforma e o aplicativo, adequando-os para atender todas as obrigações “, destaca o CEO.  

Transparência e assinatura digital  

A AgriQ tem como objetivo ampliar a transparência e a produtividade agrícola do Brasil com responsabilidade, contribuindo com o uso consciente de defensivos agrícolas. O receituário agronômico da AgriQ  conta com assinatura digital,  substituindo a que é feita à mão. A assinatura digital até então era usada apenas para contratos; agora, a staturp disponibiliza essa inovação para as receitas agronômicas, permitindo ainda mais agilidade ao assinar o documento em poucos cliques. A assinatura digital facilita, ainda, o armazenamento do documento e reduz a quantidade de papel usada para emissão da receita.  

Facilidade na emissão durante a pandemia do COVID-19  

A população enfrenta atualmente uma pandemia mundial, devido ao novo Coronavírus. A OMS e governos estaduais decretaram que, para diminuir a curva de contágio da doença, é necessário que todos fiquem em quarentena. O agronegócio, mesmo dentro das recomendações de decretos estaduais e federais, não para. A AgriQ, por ser uma solução web e possuir assinatura digital, permite que o responsável agrícola, depois de visitar a lavoura e fazer seu diagnostico, faça a emissão da receita agronômica e a envie ao produtor rural, sem contato físico. Conforme as recomendações dos órgãos responsáveis para o controle e combate ao COVID-19. 

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024