Subsolador auxilia produtor na descompactação do solo no canavial

Equipamento será destaque da Piccin durante a 15ª Agronegócios Copercana em Sertãozinho-SP

25.06.2019 | 20:59 (UTC -3)
Kassiana Bonissoni

O preparo e principalmente a descompactação do solo são fundamentais para o sucesso de qualquer lavoura. Não é diferente para a cultura de cana-de-açúcar. E pensando em ferramentas para o setor canavieiro e que auxiliem o produtor nessa tarefa, a Piccin Implementos Agrícolas, especialista no preparo do solo, desenvolveu o SPCR 500 – Subsolador com Controle Remoto Canavieiro com 7 hastes. O equipamento será destaque durante a 15ª Agronegócios Copercana, em Sertãozinho-SP, de hoje, 25 a 28 de junho.

A compactação do solo se agrava pelo não revolvimento e pelo seu uso intenso. Além disso, o aumento no tamanho de tratores, semeadoras e distribuidores de fertilizantes, leva mais peso ao local. Para se ter ideia, quando compactada, a terra tem redução de macroporosidade, que é a quantidade disponível de ar que o solo proporciona às plantas, sendo que abaixo de 10%, o desenvolvimento da cana-de-açúcar, por exemplo, começa a ser comprometido. “Daí a importância de se usar um bom descompactador como o Subsolador SPCR 500 da Piccin”, destaca o Técnico de Agricultura de Precisão, Paulo Padilha.

O equipamento tem importantes características, como o sistema de desarme automático ação direta, possibilitando maior vida útil e rendimento operacional. “A regulagem da profundidade de trabalho é de até 500mm determinada pela quantidade de limitadores de curso nas hastes dos dois cilindros hidráulicos. Eles são acionados pelo sistema hidráulico do trator. Além disso, o SPCR 500 tem um rodeiro no centro da máquina que elimina pontos de quebra e torção”, explica o técnico.

Outro detalhe apontado por Padilha é a estrutura reforçada, o subsolador é equipado com discos que proporcionam o corte da palhada e rolo destorroador que confere acabamento, nivelando bem o terreno.  Ele destaca também que o sistema de desarme com retorno automático, elevando o equipamento, o que aumenta o rendimento da operação. “Este é sem dúvida um equipamento completo para o setor canavieiro”, conclui.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024