Sumitomo foca no gerenciamento da colheita e na qualidade da fibra do algodão

Uso combinado de desfolhante e maturador potencializa preparo da colheita pela abertura uniforme de maçãs e eliminação do excesso de folhas

30.07.2020 | 20:59 (UTC -3)
Fernanda Campos

Com a colheita da safra de algodão 2019-20 em andamento, nas regiões produtivas, a equipe técnica da Sumitomo Chemical obtém novos dados, em nível de campo, que comprovam a eficácia da aplicação de seus produtos Cotton Quik e Punto no manejo final da pluma (pré-colheita). O primeiro, um maturador, estimula a abertura uniforme de maçãs, propicia melhor aproveitamento de capulhos e transfere qualidade à fibra. O segundo, com propriedade desfolhante, permite antecipar a colheita e reduz os riscos de contaminação da pluma por folhas secas (“efeito pimenta”).

Conforme dados apurados por engenheiros agrônomos da Sumitomo Chemical, houve campos nos quais sete dias após a aplicação de Punto o índice de desfolha da lavoura atingiu entre 85% e 90%. “Entre a aplicação e a desfolha total e a colheita transcorreram vinte dias”, resume Lucas Martinez, gerente da Sumitomo Chemical. De acordo com ele, em relação às maçãs, observou-se, na mesma lavoura, a total abertura de capulhos no período de 15 dias depois da aplicação de Cotton Quik.

“Antecipando a colheita, o algodão fica menos exposto a adversidades climáticas e o produtor colhe capulhos inteiros, sem perdas. O rendimento agrícola é potencializado. Além disso, evita-se o chamado ‘efeito pimentinha’ ou a sujeira das plumas”, reforça o executivo. Martinez ressalta que o produto também melhora o rendimento operacional, com a liberação mais rápida de talhões, redução do desgaste de maquinário, controle de pragas e doenças e proteção de sementes. 

O gerente da Sumitomo Chemical destaca ainda que o produto Punto® é um herbicida sistêmico com ação desfolhante, altamente concentrado, composto pelos ingredientes ativos Tidiazurom e Diuron. Segundo Martinez, a aplicação demanda baixas doses por hectare. “As folhas caem ainda verdes e livram as plantas de impurezas advindas de folhas secas”.

Já Cotton Quik é formulado à base do ingrediente ativo Etefom, cujo efeito sobre o algodão induz a abertura homogênea das maçãs fisiologicamente maduras.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024