Supervisores da Aprosoja fazem revisitas em propriedades Soja Plus

Até o momento, equipe da associação esteve em mais de 40 fazendas de Mato Grosso

21.09.2018 | 20:59 (UTC -3)
Ascom Aprosoja

Os supervisores de projetos da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja) estão em campo realizando desde o mês de agosto revisitas em propriedades rurais participantes do Soja Plus. 

O programa foi desenvolvido pela Aprosoja em 2011 e foca na adequação de propriedades rurais do Estado, com base em leis ambientais, trabalhistas e sociais. “Falamos também que o Soja Plus é um programa de melhoria contínua nestas propriedades. Sendo assim, a meta de realizar novas visitas aos locais que já estivemos significa acompanhar as mudanças e adequações que nossos associados têm feito”, explica a gerente de Sustentabilidade da Aprosoja, Marlene Lima. 
 
Os supervisores de projetos são colaboradores da Aprosoja que atuam no campo. No total, são 14 profissionais, sendo seis na Região Norte, quatro na Região Leste, dois na Região Oeste e também dois na Região Sul. Até o momento, os colaboradores realizaram mais de 40 revisitas e elas continuarão até o fim deste ano.
 
O Soja Plus – Produtores rurais interessados em aderir ao Soja Plus devem realizar, inicialmente, o curso sobre a Norma Regulamentadora 31 (NR31), que foca em qualidade de vida no trabalho. 
 
Após o curso, o supervisor de projetos vai até as fazendas dos participantes e verifica as adequações necessárias às propriedades, além de fornecer materiais como cartilhas de construções rurais e placas orientativas para serem colocadas em estruturas da fazenda como refeitórios, oficina e alojamentos. 
 
As revisitas – Para uma revisita ocorrer, a equipe na sede da Aprosoja faz acompanhamento de todas as propriedades participantes do Soja Plus e os principais critérios são a data da última visita e alguma adequação realizada. A média entre a primeira visita e esta segunda é de dois anos. Após a avaliação, a equipe entra em contato com o produtor rural e a revisita é marcada. 
 
Números – Atualmente, são 1.111 propriedades rurais em Mato Grosso participantes do Soja Plus. A atual diretoria da Aprosoja tem como meta dobrar o número de propriedades até 2020. No início deste ano, eram pouco mais de 900 fazendas. Interessados em participar do programa podem entrar em contato por meio do número 65 3026-8100. 

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024