Suspensa tabela de valores mínimos do frete

Suspensão traz novos valores mínimos principalmente para o transporte graneleiro

22.07.2019 | 20:59 (UTC -3)
Nelson Bortolin

O ministro da Infraestrutura Tarcísio Gomes de Freitas solicitou à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) a suspensão da resolução 5.849, publicada no último dia 18 de julho, e que traz novos valores mínimos de frete. Principalmente no transporte graneleiro, a resolução apresenta valores mais de 40% abaixo da anterior, de janeiro.

O ministro agiu rápido devido à ameaça de uma nova greve geral dos caminhoneiros. Freitas chamou a categoria para uma reunião na quarta-feira (24/07).

Nesta segunda (22/07), já havia focos de manifestações no Nordeste. Freitas prometeu que, a partir desta terça-feira (23/07), volta a vigorar a tabela divulgada em janeiro. E que a nova será corrigida. “Acabamos de dispersar o movimento em respeito ao ministro. Na quarta-feira estarei em Brasília negociando com ele”, disse Marconi França, liderança dos caminhoneiros em Recife.

Nota divulgada pelo Ministério sobre tabela de valores mínimos do frete 

“O Ministério da Infraestrutura solicitou formalmente à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) que delibere sobre a suspensão cautelar da resolução que instituiu o novo piso mínimo para o frete do transporte rodoviário de cargas. Uma audiência extraordinária está marcada para as 18 horas desta segunda-feira (22/07) e uma nova rodada de reuniões com representantes do setor e do governo ocorrerá nesta quarta (24/07).

Em ofício encaminhado à agência assinado pelo ministro Tarcísio Gomes de Freitas, é ressaltado que foi observada “uma insatisfação em parcela significativa dos agentes de transporte” e que “diferenças conceituais quanto ao valor do frete e o piso mínimo que pode repercutir na remuneração final dos caminhoneiros” devem ser novamente discutidas com a categoria.

O diálogo segue sendo o principal mecanismo com o qual vamos buscar o consenso no setor de transportes de cargas. Por isso a importância em dar continuidade às reuniões. Estamos desde o início do ano com as portas abertas no ministério e esta tem sido a melhor forma de dar transparências às decisões que estão sendo tomadas em conjunto”, explicou o ministro Tarcísio Freitas.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024