NOTÍCIAS

Syngenta apresenta novas tecnologias para proteção de cultivos e tratamento de sementes

Realizado em formato online, o evento Estação Novas Tecnologias reproduziu um dia de campo em ambiente virtual, viabilizando uma imersão 360º. -Foto: Tony Oliveira/CNA Brasil.

A Syngenta apresentou seu novo portfólio nas categorias de inseticidas, fungicidas, herbicidas e tratamento de sementes. Tais destaques foram detalhados por meio do evento Estação Novas Tecnologias Digital que, em sua edição de 2020, teve o dia de campo que o integra 100% adaptado ao ambiente online, devido ao atual contexto, permitindo aos participantes uma imersão 360º. O encontro firmou o compromisso da empresa de lançar dois novos ingredientes ativos por ano, totalizando mais de 50 novos produtos nos próximos anos.

O Estação Novas Tecnologias Digital reuniu especialistas da Syngenta que, além das novidades, demonstraram a importância do correto manejo de pragas, doenças e plantas daninhas, como, por exemplo, o "Manejo Consciente", fundamental para combater pragas e doenças que ameaçam as mais importantes culturas brasileiras.

Os porta-vozes também reforçaram o comprometimento da empresa com investimentos em pesquisa e desenvolvimento, que chegam a US$ 1,3 bilhão ao ano. A companhia conta com milhares de profissionais, distribuídos em mais de 100 centros por todo o mundo, para atender os desafios globais do agronegócio.

Lançamentos 2020

Fungicidas

Uma das principais tecnologias apresentadas foi o Bravonil Top, fungicida de amplo espectro com eficácia no controle do complexo de doenças. Segundo Paulo Laurente, Gerente de Produtos Fungicidas, a eficácia do produto deriva da combinação de dois fungicidas com ações complementares, sendo um monossítio e outro multissítio, o que confere ao produto um amplo espectro, além de flexibilidade para ser aplicado em todas as fases de desenvolvimento dos cultivos.

Outra característica importante é sua ação em diversas culturas, como amendoim e feijão, para as quais o produto tem registro. Posteriormente, terá sua bula estendida para algodão, HF e demais culturas.

"O Bravonil Top é uma ferramenta indispensável para o controle das principais doenças do feijão e amendoim, pois assegura um amplo espectro de controle com alta eficiência, graças à combinação de um Triazol e um fungicida multissitio. Trata-se, portanto, de uma tecnologia fundamental no manejo de resistência das principais doenças", reforça o executivo.

Inseticidas

Na categoria de inseticidas os destaques ficaram por conta de Minecto Pro e Ampligo Pro. O primeiro se trata de tecnologia para as culturas de soja; feijão; algodão; batata; tomate; citros; frutas e legumes e vegetais (HF). O produto apresenta um controle único para diversas pragas, como, mosca-branca, lagartas e ácaros, além de psilídeo e minadora. De acordo com Henrique Franco, Gerente de Produtos Inseticidas, seus principais diferenciais são a superioridade de performance e a versatilidade, proporcionando um ótimo custo-benefício.

"O Minecto Pro alia dois ingredientes ativos, o ciantraniliprole e a abamectina, garantindo um controle diferenciado das pragas-alvo. Também possui um baixo período de carência, característica importante principalmente nos cultivos de HF".

Já o Ampligo Pro apresenta a sinergia entre a diamida clorantraniliprole e a abamectina, proporcionando performance superior para controle de lagartas e ácaros no algodão. Com seus dois modos de ação, possui ação de choque e longo período de controle, além da ação translaminar, rápida absorção e boa persistência na folha. "O Ampligo Pro é endossado pelos principais pesquisadores, oferece espectro de controle e conveniência na aplicação, protegendo o potencial produtivo do algodão", reforça Henrique.

Herbicidas

Entre os herbicidas, a Syngenta apresentou duas novas soluções. Uma delas é o Grover, produto pré-emergente focado na cultura da cana-de-açúcar. Graminicida, conta com amplo espectro e longo efeito residual. O produto é flexível, com possibilidade de ser aplicado em cana planta e cana soca, inclusive nos períodos semiúmido e semisseco.

"O Grover é um herbicida de pouca volatilidade, por isso é bem seguro para culturas vizinhas. Um dos seus principais diferenciais é a seletividade para a cana-de-açúcar", sublinha Luis Andrade, Gerente de Produtos Herbicidas.

O outro destaque na categoria é o Calipen SC. De ação pós-emergente, é altamente seletivo para a cana-de-açúcar, ou seja, controla as plantas daninhas sem causar danos à cultura. O produto pode ser utilizado em qualquer fase do cultivo, inclusive por meio de aplicação aérea. Andrade ressalta, ainda, que a solução "possui amplo espectro, com eficácia no controle concomitante de folhas largas e gramíneas".

Tratamento de sementes

Para o tratamento de sementes, o portfólio da Syngenta foi reforçado com o Clariva Sky, que atua no manejo biológico de nematoides na cultura de soja. A solução é composta por dois agentes: um comprovado nematicida biológico e um potente bioestimulante. "A perfeita combinação destes produtos viabiliza um manejo de nematóides no período mais crítico do estabelecimento da soja, proporcionando maior volume de raízes e maior altura das plantas, aumentando a produtividade final da cultura", destaca Carlos Tonet, Gerente de Produtos para Tratamento de Sementes.

ver mais notícias
CADASTRO DE NEWS
  • Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura