Syngenta comemora bons resultados de formulação em Rede de Ensaios Cooperativos de Fungicidas

Formulação EXF14475 faz parte do grupo de melhor performance nos resultados da Rede na safra 17/18

20.06.2018 | 20:59 (UTC -3)
Fabiana Trebilcock

As recomendações da Syngenta que integram o programa Manejo Consciente com foco nas doenças na soja se mostraram eficazes em campo, de acordo com os resultados da Rede de Ensaios Cooperativos de Fungicidas, referentes à safra 17/18.

A formulação EXF14475 - que tem em sua composição os ingredientes ativos e as concentrações da combinação dos fungicidas ELATUS e CYPRESS - faz parte do grupo de melhor performance nos resultados da Rede, que analisou a safra 17/18. Além disso, a eficiência dos fungicidas quando utilizados com multissítios – outro princípio do Manejo Consciente – também foi testada pela Rede. E os resultados evidenciam os fatos de que tais parceiros devem ser usados com todos os fungicidas e de que a combinação de ELATUS com parceiros resulta em excelentes níveis de controle da ferrugem.

“Antes de tudo, os resultados comprovam a alta performance de ELATUS no controle de todo o complexo de doenças, quando posicionado corretamente. A formulação EXF14475, por exemplo, mostrou níveis superiores de controle e o mais importante é que o agricultor já pode contar com essa alta eficiência através do uso combinado de ELATUS e CYPRESS” informou o  gerente de Fungicidas da Syngenta, Leandro Bessa.

Este resultado também materializa os esforços realizados pela Syngenta ao longo da trajetória de seu programa Manejo Consciente, cujo principal objetivo segundo a marca sempre foi o de disseminar as melhores práticas agrícolas para o uso efetivo e sustentável de defensivos agrícolas, com o apoio de técnicos, pesquisadores e outras entidades do agronegócio. Ao longo dessa jornada, várias ações foram realizadas com o objetivo de levar as informações do Manejo Consciente aos agricultores, como, por exemplo o “Rush Manejo Consciente” em que técnicos da Syngenta foram deslocados para as principais regiões produtoras de soja e disseminaram in loco as orientações aos clientes. Pesquisas de campo suportaram a execução da estratégia da empresa. “Outra ação de destaque foi a parceria com Consórcio Antiferrugem (CAF) e os grupos GTEC – organizados pela Syngenta e que reúnem os principais consultores técnicos do País –, por meio da qual incentivamos e fornecemos ferramentas digitais para que técnicos e os consultores monitorassem áreas de soja, com o objetivo de identificar a ocorrência de ferrugem. Tal ação foi crucial, pois a detecção de ferrugem com antecedência permitiu a imediata orientação para a aplicação preventiva dos fungicidas, outro importante princípio que integra as recomendações do Manejo Consciente”, completa Bessa. 

A pesquisadora da Embrapa Soja e coordenadora do CAF, Cláudia Godoy, reforça a importância do monitoramento da ferrugem e de sua identificação nos primeiros estágios como etapas essenciais para o controle eficiente da doença. A orientação da especialista é para que se realize o monitoramento da forma mais abrangente possível, com grande atenção para as primeiras semeaduras e os locais com maior acúmulo de umidade. A mobilização de um maior número de produtores e técnicos nesta ação é fundamental para o sucesso no manejo da ferrugem. A pesquisadora ressalta, ainda, a importância da implementação do vazio sanitário e da calendarização da soja como práticas chave na busca pela sustentabilidade no manejo da doença.


Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024